Depois de tomar posse e eleger a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal, os vereadores santistas definiram a composição das 20 Comissões Permanentes da Casa. A escolha foi oficializada logo após a Sessão Solene de instalação e posse da 33ª Legislatura, no dia 1º de janeiro.
As Comissões são importantes instrumentos da Câmara para fiscalizar as políticas públicas e a execução do orçamento, sendo que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) avalia a compatibilidade dos projetos com a legislação já existente e a Comissão de Ética, Decoro e Corregedoria Parlamentar julga a conduta dos vereadores em relação ao decoro parlamentar.
Elas podem realizar audiências públicas e convocar o prefeito, os secretários e outras autoridades a prestar esclarecimentos, além de colher o depoimento de qualquer cidadão sobre os temas de suas competências. Cada grupo é formado por três vereadores: presidente, vice-presidente e 3º membro.
A composição das Comissões definida no dia da posse já sofreu alterações, porque dois vereadores foram convidados a integrar o secretariado municipal (Bruno Orlandi e Fabrício Cardoso) e serão substituídos.
Veja
a lista de quem vai integrar as Comissões Permanentes no biênio 2025/2026.