A Guarda Civil Municipal de Santos completa 40 anos nesta sexta-feira, 15 de agosto, aniversário que foi celebrado em Sessão Solene da Câmara no dia 13.
A corporação foi criada pelo então prefeito Oswaldo Justo em 15 de agosto de 1985, com o nome de Corpo Municipal de Vigilância e apenas 22 agentes, encarregados de proteger o patrimônio público. Em 1988, passou por uma reestruturação e teve o nome mudado para Guarda Municipal.
Hoje com 490 agentes (419 homens e 71 mulheres), a Guarda cumpre funções que vão desde o patrulhamento preventivo às ações de inteligência, atuando de forma integrada com a Polícia Militar e até com a Marinha do Brasil. Para isso conta com equipamentos avançados, como drones e o Centro de Controle Operacional, onde chegam as imagens das câmeras espalhadas por toda a cidade.
Placa
"Tenho muito orgulho de vocês e esse orgulho sempre externei desde o momento em que era secretário [municipal]", disse o prefeito Rogério Santos (Republicanos), na Sessão Solene que a Câmara realizou na quarta-feira. "São mais de uma década de convivência e a gente vê a evolução ano a ano nos equipamentos, na tecnologia, no treinamento, mas principalmente na dedicação de vocês", acrescentou.
A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, Adilson Junior (PP), que lembrou a recente aprovação no legislativo do plano de carreira da Guarda Municipal. O vereador reconheceu que outras demandas da corporação esperam para ser atendidas, como o regime especial de trabalho, a criação do departamento psicossocial e de um código de conduta. "Podem contar conosco; esta Casa não está alheia a estas questões", discursou.
A Câmara entregou ao comandante da Guarda Civil, Wagner Luiz Fernandes da Silva, uma placa comemorativa do aniversário da corporação.
A cerimônia foi presidida pelo vice-presidente da Câmara, o vereador Lincoln Reis (Podemos), e contou ainda com a participação dos vereadores Adriano Piemonte (União), Allison Sales (PL), Cacá Teixeira (PSDB) e Rafael Pasquerelli (União). Pelo Poder Executivo, além do prefeito, compareceram a vice-prefeita Audrey Kleys (Novo) e o secretário municipal de Segurança, Flávio de Brito Júnior.
Estiveram à mesa da solenidade o cônsul honorário da Espanha em Santos, Manuel Santalla dos Santos, e o subcomandante do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), major Ricardo Bussuti.