Zeny de Sá Goular: primeira vereadora de Santos

Professora foi eleita em 1936

Curtir
A primeira vereadora eleita em Santos era professora, lutava pelos direitos das mulheres e atuava em benefício das causas sociais. Essa era Zeny de Sá Goulart, pioneira da Política de Santos e uma mulher à frente do seu tempo pela coragem de enfrentar, àquela época, um ambiente dominado por homens e posições conservadoras.

Zeny foi vereadora em dois momentos. Após ser eleita em 16 de março de 1936 e assumir em 13 de agosto do mesmo ano, teve seu mandato extinto em 10 de novembro de 1937, junto aos demais parlamentares, por força da instituição do Estado Novo, regime que implantou a Era Vargas e extinguiu mandatos em todos os níveis. Era filiada à União Democrática Nacional, partido de oposição ao regime ditatorial.

Com a renúncia de Vargas em 1945, e restabelecido o direito de Santos escolher seus representantes, Zeny se candidata e fica na suplência. Com a renúncia do então vereador Frederico de Figueiredo Neiva, Zeny reassume em 1948, e, em 1951, último ano do mandato, se torna a segunda secretária da Mesa Diretora, cargo que já tinha ocupado em sua primeira passagem pelo Legislativo.

Em seus mandatos, conquistados especialmente com apoio dos mais de 20 mil alunos formados ao longo de sua trajetória profissional, a primeira vereadora da história de Santos se destacou pelas lutas em prol da Educação e da Cultura, especialmente da Literatura. Muitos dos seus trabalhos legislativos eram relacionados aos seus compromissos socioassistenciais na Cidade: Zeny foi diretora da Cruz Vermelha Brasileira, Seção de Santos; da primeira Escola Prática Profissional Feminina de Santos; da Escola Profissional da Escola do Senhor; presidenta da Associação Feminina de Santos, por duas vezes; e, ainda, presidenta da Associação das Professoras Católicas.

HOMENAGEM

Com a inauguração do Castelinho, sua nova sede, em dezembro de 2010, a Câmara Municipal de Santos promoveu uma grande homenagem à vereadora pioneira da Cidade. Foi dado seu nome ao auditório, no térreo da Casa, local onde acontecem as audiências públicas e palco de grandes discussões sobre o Município.

Antes, porém, em 1962, o então prefeito José Gomes deu nome de Professora Zeny Goulart à Rua número 703, na Vila Mathias, transformando na lei 2.509 o projeto de lei 317 do então vereador Aristóteles Ferreira. Já em 1975, Zeny foi novamente homenageada, dando o nome a uma escola de 1º Grau, no Jardim São Manoel. A nominação se deu pelo decreto 4.649, assinado pelo então prefeito Antônio Manoel de Carvalho.

BIOGRAFIA

Nascida em Niterói (RJ), em 1882, mudou-se com a família para São Paulo, aos seis anos. Lá, concluiu o Magistério, iniciando sua profissão de professora. Logo foi transferida para Amparo, onde se casou com o funcionário público Mauro Goulart Penteado e teve cinco filhos. Em 1904, a família migrou para Santos. Entre as escolas que Zeny lecionou na Cidade estão Cesário Bastos, Liceu Feminino Santista, Colégio São José, Coração de Maria e Visconde de São Leopoldo, onde se aposentou. Zeny faleceu em 5 de setembro de 1960, em Santos.

Álbum de Fotos