Voto Consciente quer mudanças nas regras da Tribuna Cidadã

Compartilhe!

Curtir

Representante do Movimento Voto Consciente, Maria Regina de Azevedo solicitou aos vereadores revisão, ainda em 2012, das regras da Tribuna Cidadã. Ela utilizou o espaço na sessão dia 28 de maio. Na opinião da munícipe, o regulamento dificulta a participação popular.

Prevista no artigo 76 do Regimento da Câmara, em vigor desde o dia 29 de abril de 2011 (quando foi publicado no Diário Oficial do Município), a Tribuna Cidadã permite a manifestação popular, durante cinco minutos do Expediente, sempre nas sessões de segunda-feira. Pode participar “qualquer cidadão que comprovadamente represente uma entidade ou organização popular, devidamente registrada e com sede no Município”. Para isso, é preciso inscrição prévia.

Ainda de acordo com o Regimento, é vedada a fala de representantes de partidos políticos, candidatos a mandatos eletivos e de munícipes que já tenham participado num período inferior a seis meses.

Segundo Maria Regina, a Tribuna Cidadã deveria ser ocupada por qualquer pessoa, sem a exigência de que ela representasse alguma entidade. “Bastaria a inscrição e o conhecimento das regras. Dessa forma, seria mais utilizada”. Por isso, ela solicita mudanças. “Pedimos que ainda nesta legislatura o projeto seja revisado e ampliado”.


Assessoria de Imprensa
Câmara Santos

tel: (13) 3211-4145

imprensa@camarasantos.sp.gov.br