Urnas itinerantes e muito trabalho para recolher assinaturas. O bairro da Encruzilhada, em Santos, vive um clima de eleições. “Temos duas urnas em dois locais diferentes, além disso há mais de um mês os moradores e comerciantes correm atrás de assinaturas de todos os munícipes que passam pelo local”, afirma dona Iracema Laja, presidente da Sociedade de Melhoramentos da Encruzilhada.
A mobilização tem como objetivo mudar o nome do bairro. “Há muita insatisfação com esse nome, que não tem fundamento histórico ou relação com o lugar”, declara a presidente.
Para resolver o problema, eles desenvolveram uma cédula, que dá quatro opções de nomes para quem não está satisfeito com o atual. São eles: Bairro da Saúde, Bairro do Sol Nascente, Bairro das Palmeiras e Vila Otávio. Há ainda a opção de manter o atual.
O resultado da votação sai dia 9 de julho. “Com o nome definido, mais as assinaturas, queremos dar peso ao requerimento apresentado pelo vereador Antonio Carlos Banha Joaquim, na Câmara e assim oficializarmos a situação”, explica Iracema.
Em abril o vereador solicitou, durante sessão na Câmara, a realização de um plebiscito na cidade para saber se o santista quer ou não a mudança. A solicitação ainda está sob análise. “Seria a primeira vez na história que Santos realizaria um plebiscito popular. É a forma mais democrática de decidir essa questão”, afirma Banha.
Por enquanto o abaixo assinado já tem 4 mil assinaturas e parece que o nome preferido é o curioso Vila Otávio. “Trata-se de uma homenagem ao proprietário da maior parte das terras do bairro no início do século. Tem fundamento histórico, já que essa opção é fruto de um estudo realizado pelo historiador Waldir Rueda”, explica a presidente.
Assessoria de Imprensa do vereador Banha
William Tavares - 3219-6419 / 3219-3158/ 9717-6739