VLT foi tema de audiência na Câmara

Tema vem sendo acompanhado por comissão de vereadores

Compartilhe!

Curtir


A Câmara Municipal de Santos interage, mais uma vez, com as reivindicações mais importantes da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), como a do transporte urbano e público de integração entre as cidades. A Câmara realizou na última quarta-feira (23/04/08), audiência pública para tratar do projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que está sendo elaborado pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e que deverá entrar em fase de testes em 2010.
 
Quem promoveu a audiência foi a Comissão Especial de Vereadores (CEV) da Câmara, presidida pelo vereador José Antonio Marques Almeida (PDT), o Jama.  “Estamos acompanhando a questão do VLT há muito tempo”, explica o vereador, para quem o projeto está mais próximo da sua concretização, já que o governo do Estado, neste ano, assumiu oficialmente a implantação do sistema sobre trilhos na região.
 
“Como estamos nessa luta também, nada mais democrático e saudável o governo estadual apresentar ao Legislativo de Santos o projeto do VLT”, observa Jama. Ele acrescenta que a audiência pública sempre traz contribuições importantes para o debate público sobre os temas de interesse da sociedade, “neste caso, é o VLT”.
 
Além de várias prefeituras da regiõ, também foi convidado para participar da audiência o Grupo de Transporte, Trânsito e Mobilidade do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp).
 
O VLT foi prometido para a Região Metropolitana da Baixada Santista logo após a desativação dos trens intra-metropolitanos (TIM´s), em 1999. Para o vereador, o novo sistema de transporte, além de significar boa mobilidade urbana para mais de 40 mil pessoas por dia, entre as cidades da região, como Santos, São Vicente e Praia Grande, vai trazer, ainda, desenvolvimento social e econômico. “É interessante notar que o sistema é utilizado com sucesso em vários países da Europa, reunindo conforto, modernidade, regularidade, rapidez, baixo custo e preservação do meio ambiente. Todas as grandes ações públicas partem de ações políticas ousadas e responsáveis. Esse é o caso do VLT na Baixada Santista”.
 
Assessoria de Imprensa
Rosângela Ribeiro Gil
MTb 15.971
Tels.: (13) 9712-8067 e 3219-3085
 hoje 23/04/08, às 15h, Audiência Pública sobre o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), na Sala Princesa Isabel, na Câmara Municipal de Santos, convocada pelo presidente da Comissão Especial de Vereadores que trata do tema, vereador José Antonio Marques Almeida (PDT), o Jama.

O Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, José Luiz Portela, é um dos convidados para apresentação do cronograma da implementação do sistema na região. Haverá, também, palestra de um dos integrantes do Grupo de Transporte, Trânsito e Mobilidade do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, que já tem um acúmulo nesse debate sobre sistema de transporte coletivo urbano, como o VLT em regiões metropolitanas.

Assessoria de Imprensa
Rosângela Ribeiro Gil
MTb 15.971
Tels.: (13) 9712-8067 e 3219-3085