VLT é tema de audiência na Câmara

Evento acontece nesta terça-feira,às 15 horas,na Sala Princesa Isabel.

A Comissão Especial de Vereadores do Veículo Leve Sobre Trilhos(VLT), da Câmara Municipal de Santos, realiza audiência pública na terça-feira, 30, às 15h, na Sala Princesa Isabel. A audiência quer reunir Executivos e Legislativos da Região Metropolitana da Baixada Santista e também representantes do Governo do Estado, como o secretário de transportes metropolitanos, Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes. O presidente da CEV, vereador José Antonio Marques Almeida (Jama), do PDT, entende que a implantação do VLT, que ele define como "metrô de superfície", é uma reivindicação que precisa unir toda a região. "A audiência é um espaço para reafirmarmos que a Baixada Santista quer um sistema de transporte moderno, eficiente e arrojado".

Para o vereador, o VLT, mais do que um sistema de transporte, é um meio que vai trazer desenvolvimento social e econômico para a Baixada Santista. O projeto, como lembra Jama, foi apresentado em 1999, pelo governo do Estado, depois da desativação do Trem Intrametropolitano (TIM).. "Durante muito tempo nos passaram a idéia de que o projeto era o melhor, como acreditamos que é", observa. Ele critica a mudança de "planos" do governo estadual sem conversar com a região. "Agora vieram com o tal do VLP - Veículo Leve sobre Pneus, uma soluão \'meia-boca\' que não nos interessa".

Apesar das críticas, o vereador observa que a audiência pública é um espaço democrático, onde todos poderão colocar suas posições e opiniões. "Queremos que o governo do Estado respeite a região e envie representantes à audiência. O governo não pode ignorar a Câmara Municipal de Santos e demais representaões da Baixada Santista".

Segundo o projeto apresentado pelo governo, como lembra o vereador, o VLT, numa primeira, de sete etapas, seria implantado na antiga faixa onde funcionava o TIM, ligando as cidades de Santos, São Vicente e Praia Grande, e no final a ligaão se daria de Peruíbe a Cubatão. Estudos, também do governo, indicavam que o sistema atenderia uma demanda de mais de 40 mil passageiros por dia.