Vereadores vão apurar se há maus tratos na cadeia feminina

Apuração integra Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Os vereadores da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal estarão nesta quarta-feira 5/12/07, às 10 horas, em visita à cadeia feminina para verificar a procedência de denúncias de maus-tratos feitas por parentes das detentas. No último dia 29, os componentes da CEV foram proibidos pelo delegado do 2º Distrito Policial, João Milhan Gonçalves, de conversar com as detentas, sob a alegação de que o contato poderia deixá-las agitadas e provocar nova rebelião. A nova data foi agendada pelo próprio delegado.

A presidente da CEV, vereadora Suely Morgado (PT), recebeu informações de que as detentas sofreram represálias após a fuga ocorrida  no dia 25. Segundo parentes das detentas, a cadeia ficou dois dias sem luz e água, período em que as presas ficaram sem alimentação e sem colchões.

O delegado Milhan negou as denúncias, mas admitiu que há problemas hidráulicos e elétricos no prédio e que as visitas de parentes foram suspensas. A diretora da cadeia, a delegada Daniela Lázaro, disse que há um surto de sarna entre as detentas e que as celas estão superlotadas. A cadeia tem capacidade para 60 mulheres, mas atualmente as celas abrigam 180.

Além da CEV de Direitos Humanos, a comissão que pretende visitar a cadeia é formada por representantes da OAB, Fórum da Cidadania, Clube Soroptimista de Santos e do gabinete da deputada estadual Maria Lúcia Prandi.

Mais informações: 3219-5707