Vereadores têm reunião com secretária de Saúde

Falta de profissionais na rede foi o principal assunto

O vereador Braz Antunes Mattos Neto, líder do PPS e presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Santos, esteve reunido na semana passada com a secretária Municipal de Saúde, Dra. Maria Lígia Lyra Pereira, juntamente com os parlamentares Cassandra Maroni Nunes (PT), que integra a mesma comissão, e Geonísio Pereira Aguiar (PMDB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, para obter informações sobre a falta de profissionais da rede, dentre outros assuntos.

A falta de técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos foi confirmada na audiência pública da prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, realizada na Câmara no dia 1º de junho.

“Tenho recebido reclamações de várias técnicas de enfermagem contratadas pela Lei 650/90 que tiveram seu contrato encerrado devido ao chamado dos profissionais que passaram no concurso, porém, essas nomeações do concurso não ocorreram em número suficiente para suprir a demanda”, destaca o vereador.

Na sessão ordinária seguinte à audiência pública do dia 1º de junho, a Comissão Permanente de Saúde deliberou a pedido de Braz uma reunião com a nova secretária para prestar esclarecimentos, que aconteceu neste dia 20 de junho.

A secretária Maria Lígia confirmou a falta de profissionais e explicou que o problema se deve à demora burocrática nas nomeações e ao direito que o candidato aprovado e chamado tem de se apresentar em até 30 dias após a nomeação, e ainda assim ter a opção de não ficar no cargo.

“Quando isso acontece, temos que revogar a nomeação e chamar outro profissional no lugar dele, o que é um trâmite burocrático”, lamentou a secretária, que completou: “O pessoal está tomando posse aos poucos. Estamos trabalhando para arrumar a rede, pois sem recursos humanos não é possível trabalhar”.

Os vereadores contestaram a explicação. “De qualquer forma, alguém errou, houve falhas no planejamento. E o que está acontecendo é a falta de profissionais para atenderem a população”, destacou o vereador Braz.

SAMU

Outro assunto abordado na reunião foi o SAMU. A secretária Maria Lígia disse que nove médicos estão trabalhando na Central de Regulação de Vagas, dentro do prédio do SAMU, e outros oito médicos ainda são necessários.

A Comissão Permanente de Saúde solicitou o agendamento de nova reunião com a secretária, devido a relevância de outros assuntos que foram abordados mas não houve tempo de serem aprofundados.

Gabinete do vereador Braz Antunes Mattos Neto

Tels.: 3219-2168 / 3211-4181