Vereadores fazem vistoria no sistema de coleta de lixo da Cidade

Grupo foi conferir trabalho realizado por empresas

Nos dias 7 e 9 de novembro os vereadores professor Fabião, Cassandra Maroni e Marcelo Del Bosco realizaram visitas ao sistema de destinação de lixo da Cidade. Os vereadores foram à área de transbordo, na Alemoa; ao aterro sanitário no Sítio das Neves, na área continental do Município e no centro de triagem de lixo, também na Alemoa.

Durante as visitas os vereadores conferiram o trabalho de destinação do lixo realizado pelas empresas Terracom e Terrestre, acompanhando desde a chegada dos caminhões até a destinação final no Sítio das Neves.

Para Fabião, a Cidade tem um aterro sanitário de ótima qualidade que atende também Cubatão, Bertioga e Guarujá. O preocupante é que o local alcançará sua capacidade máxima em 2 ou 3 anos. Por isso o Município terá que providenciar outro local para acondicionar o lixo gerado por Santos e as outras cidades.

Mas Fabião entende que há problemas que precisam ser solucionados agora, como a área de transbordo que necessita ser ampliada e melhorar o atual sistema de trabalho. Outra coisa importante é aumentar a capacidade de produção no centro de triagem de lixo, com a instalação de mais esteiras de triagem e o conseqüente aumento de pessoal que realiza esta tarefa, gerando mais empregos.

Ainda sobre o aterro sanitário do Sítio das Neves, Fabião lembra que o ideal seria a conscientização dos munícipes para a separação do lixo reciclável. Assim mandaríamos menos lixo para o aterro, aumentando sua vida útil, e seria viabilizada uma ocupação digna para as pessoas que vivem da coleta de materiais recicláveis.

Edson Augusto
Assessoria de Comunicação do Vereador Prof. Fabião