Vereadores e assessores participam de Workshop

Encontro que aconteceu na Câmara, esclarecer dúvidas

Curtir

A Câmara promoveu no último dia 15/04/09 na Sala Princesa Isabel, um workshop para que assessores e Vereadores, especialmente os que assumiram seus mandatos este ano, pudessem conhecer melhor sobre o processo legislativo. Os painéis de apresentação incluíram: Fucionamento das Sessões Ordinárias, as Várias Formas de Proposituras, o Papel das Comissões Permanentes e Comissões Especiais de Vereadores (CEVs) e como se dá a Tramitação Legislativa.

O objetivo foi mostrar que os trabalhos legislativos apresentados em Plenário, têm um longo caminho a percorrer até virem a se tornar normas obrigatórias. Os palestrantes foram: o economista e advogado, Wanderlei de Almeida e Josemir Cunha Costa, também advogado e chefe do GATL - Gabinete de Assessoria Técnico Legislativa.

Outro tema abordado durante o encontro, foi “Competência Legislativa e Qual o Papel da Câmara Municipal”, pelo Chefe de Gabinete da Presidência, Ronaldo Ferreira Silva. O presidente da Casa, o vereador Marcus de Rosis afirmou que o encontro proporcionou aos participantes o esclarecimento de inúmeras dúvidas. Ele lembra que a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município, são as leis que especificam e regulamentam a atuação do Vereador.

A iniciativa procurou dar suporte, principalmente, aos recém empossados e que ainda não conhecem os trâmites do Legislativo. “Temos a responsabilidade de estreitrar cada vez mais a comunicação externa e interna”. Na ocasião, a palestrante motivacional, Reginah Araújo falou aos participantes sobre como usar o marketing pessoal a favor da carreira.

Ivone Brasil, que trabalha há mais de dez anos no Legislativo e atua em um dos gabinetes de vereadores, disse que o encontro deu a oportunidade de sanar algumas dúvidas, como as que dizem respeito ao Regimento Interno da Casa. Valéria Gonçalves, secretária do Gabinete da Presidência afirmou que o workshop possibilitou uma reciclagem aos que já trabalham na Câmara. Já os novos assessores puderam aprender mais sobre a rotina do Legislativo. "Participar da palestra motivacional por exemplo, proporcionou uma reflexão interessante sobre o nosso papel não só no campo profissional mas, também na vida".