Vereadores discutem fretados com Kassab

Telma de Souza está à frente de comissão

A Comissão de Assuntos Metropolitanos da Câmara de Santos está convencida de que as restrições aos ônibus fretados em São Paulo poderão ser amenizadas em benefício dos usuários. “A portaria não é fechada. O projeto pode receber sugestões. A presença de vocês aqui é muito importante”, disse ontem o prefeito Gilberto Kassab (DEM), à comissão presidida pela vereadora Telma de Souza, líder do PT na Câmara, Adilson Jr (PT), Marcelo Del Bosco (PPS) e Geonísio Pereira Aguiar (PMDB). Foi a única comissão de vereadores recebida até agora pelo prefeito.

A reunião com Kassab foi agenda por Telma, após sugestão feita pela vereadora Cassandra Nunes (PT), na sessão de segunda-feira. Na terça, foi realizado um encontro no gabinete de Telma, que pediu então a audiência com o prefeito. Antes, a comissão esteve com o secretário de Transportes, Alexandre de Moraes, que detalhou o projeto da área de restrição. “Já conhecemos a opinião dos usuários do sistema e dos empresários, queríamos ouvir do próprio prefeito as motivações para as medidas.

Advogamos do ponto de vista para aumentar o conforto dos usuários e o prefeito insistiu que o projeto está em aberto e os vereadores de São Paulo vão propor emendas com as sugestões dentro dos critérios que a Prefeitura objetiva, quais sejam a mobilidade do trânsito, segurança e meio ambiente. Ele (o prefeito) foi muito receptivo e o encontro, o primeiro com vereadores, foi muito positivo porque a cidade mostrou força por meio por meio do seu Legislativo", analisou Telma.

Tanto Kassab quanto Moraes explicaram a natureza da portaria, em vigor desde 27 de julho. O projeto, que foi enviado à Câmara paulistana, está em sintonia com uma nova legislação adotada visando preparar a cidade para as mudanças climáticas. Os vereadores levaram sugestões, que foram debatidas, e ouviram as argumentações do setor de transportes. A idéia, por exemplo, da criação de um bilhete do Metrô especial para os usuários de fretados, foi descartada, pois implicaria em subsídios da Prefeitura para o setor privado.

"A expressão mais forte que ouvimos foi quando o prefeito disse que não é uma decisão fechada, que está à procura de aperfeiçoamento. Já foram abertos pontos de parada na Av. Luiz Carlos Berrini, vão aparecer possibilidades na Av. Faria Lima, e alguma coisa na Paulista, que é mais complicada. O critério é ter baia para os ônibus poderem estacionar ou garagens. Do contrário, fica difícil", relatou a presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos.

Conforme o secretário Alexandre de Moraes, após a entrada das medidas em vigor, as medições da Prefeitura apontaram sensíveis melhorias na fluidez do trânsito na área de restrição. Segundo ele, em informação repetida pelo prefeito, as medidas vão organizar o setor. “Todos os ônibus e empresas que se enquadram na portaria estão sendo autorizados a circular”, disse o secretário. Desde o dia 27, foram feitas 1,8 mil autorizações para 2,3 mil veículos. Conforme o prefeito, o projeto da área de restrição será debatido em audiência pública na Câmara, quando poderá receber contribuições dos usuários.

(13) 3219 3888 - 3211 4100