Vereadores apresentam propostas durante audiência púlbica

Encontro foi promovido pela Assembléia Legislativa

1 curtiu

A Comissão de Finanaças e Orçamento, Presidida pelo deuptado Bruno Covas (PSDB), vem realizando uma série de audiências públicas para debater junto à sociedade o Orçamento estadual para 2008. O encontro que aconteceu nesta terça-feira (6/11) na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal, reuniu deputados, entre eles os que representam a região, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Maria Lucia Prandi (PT), vários vereadores, o diretor executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista, Rubens Lara e moradores da região.

Como já ocorreu com as audiências públicas realizadas desde 2005, o objetivo é recolher idéias e propostas regionais que representam as prioridades e necessidades reais do cidadãos, de forma a aprimorar o Orçamento proposto pelo Poder Executivo do Estado.

O presidente do legislativo santista, Marcus de Rosis (PMDB), foi o primeiro a se pronunciar, destacando que as audiências dão um passo importante na busca de uma proximidade maior entre poderes públicos e população. A vereadora Suely Maia (PT) enfatizou a necessidade de verbas para programas de atendimento a gravidez precoce e à vítimas de violência doméstica e também para a implementação do Hospital da Mulher a ser construído na Cidade. O primeiro secretário da Câmara, Marcelo Del Bosco Amaral, indicou como importantes demandas da região, a questão de moradias e cortiços, incentivo à pesca e instalação de centro tecnológico.

Já o vereador Fábio Nunes (PSB) apresentou entre várias propostas, a construção de um estádio metropolitano para a Copa de 2014 e aquisição de um navio de pesquisa oceonográfica para uso compartilhado com universidades públicas e locais. Tendo como sua principal bandeira a questão do meio ambiente, o vereador sugeriu a aquisição de frota de barcos para criação de um serviço de coleta de resíduos flutuantes no estuário e material depositado na borda dos manquezais da Baixada Santista e litoral paulista. Também partiu dele indicar a necessidade de desenvolvimento de projetos de recuperação de matas ciliares e manguezais na região.