Vereadora sugere Conselho de Cultura deliberativo

A utilização dos espaços públicos foi tema de audiência

Curtir

A vereadora santista Telma de Souza, líder do PT na Câmara, sugeriu ontem tornar o Conselho Municipal de Cultura um órgão deliberativo, com a meta de auxiliar na formulação de políticas públicas para o setor. O tema foi levantado durante Audiência Pública da Comissão Permanente de Cultura para a discussão sobre o uso dos espaços públicos e Telma, vice-presidente, fez a defesa da proposta. Presidida pelo vereador Fábio Nunes (PSB) a audiência teve também a participação do terceiro membro da comissão, vereador Sadao Nakai (PSDB).

A noite reuniu um seleto grupo de artistas, como músicos, atores, produtores, promotores, o maestro Gilberto Mendes, o escritor Flávio Viegas Amoreira e vários outros. A abertura contou com a apresentação do movimento Novos Praianos, que delineou um projeto para estimular a produção cultural em vários setores.

A audiência constituiu-se numa espécie de raio x do que ocorre no momento, na cidade. O projeto Música na XV, paralisado momentaneamente para revisões, foi bastante discutido. Segundo a Secretaria de Cultura, o projeto vem atraindo um público cada vez maior e precisa de soluções, por exemplo, quanto a sanitários insuficientes e garrafas de vidro nas mesas. Comerciantes apontaram a falta de segurança. Segundo um proprietário de casa noturna, está havendo muitos assaltos. "A polícia não dá segurança e aparece às 4h00 da manhã para multar os veículos", afirmou um deles.

Relacionando cultura e arte com alma e liberdade, vários artistas deram suas contribuições, sugerindo métodos e políticas, como por exemplo, editais mais claros para a contratação de artistas e grupos. Mas, foi Flávio Viegas Amoreira quem aprofundou as discussões. Ele apontou a necessidade, ausência ou inadequação de programação para os equipamentos culturais. "Há excesso de demanda para uma reduzida oferta de espaços", disse.

O maestro Gilberto Mendes falou sobre a utilização dos teatros Coliseu e Guarany e defendeu que devem ser elaboradas programações que mantenham a característica e o ambiente dos espaços. O tema mereceu atenção, uma vez que, sem uma progamação prévia anual, ora se apresenta uma orquestra sinfônica, ora um show popular.

Telma defendeu a importância do debate e a qualidade do público presente. "É necessário que este coletivo, que considero de alto nível, se mantenha presente nas discussões. O Conselho de Cultura deliberativo seria de extrema importância e ajudaria muito na definição dos temas que estamos aqui discutindo", afirmou. Telma manifestou ainda preocupação com o festival Curta Santos. Segundo participantes do encontro, a obtenção de patrocínio está mais difícil este ano. "O festival, em apenas seis anos, mostrou a sua importância. É preciso a união de esforços de todos aqueles que podem fazer algo para manter o Curta Santos", afirmou a vereadora.

Maurici de Oliveira
Assessor de Imprensa - MTB 21503