Vereadora constata problemas em escola do morro

Falta de segurança é a principal preocupação

Compartilhe!

Curtir

A construção de um imóvel que garanta conforto e segurança às crianças da UME Cyro de Athayde Carneiro foi requerida pela vereadora Suely Morgado (PT), tendo em vista os problemas encontrados na unidade, especialmente a existência de uma escada de ferro improvisada e a pouca ventilação no prédio.

A vereadora fez recente visita à escola, localizada na praça Guadalajara, no morro da Nova Cintra, onde estudam cerca de 400 crianças na faixa etária de 3 a 5 anos. Originalmente, o prédio de dois andares abrigava estabelecimentos comerciais.

Embora tenha verificado pontos positivos no imóvel, como salas de aula espaçosas e salas de vídeo e brinquedoteca, a parlamentar constatou que os alunos, professores e funcionários enfrentam um calor excessivo nos dias de sol forte, porque não há ventilação suficiente. Segundo a vereadora, as janelas são de vidro e as cortinas de pano fino não conseguem impedir a claridade e minimizar o calor.

Outro problema detectado por Suely foi que a quadra situada no topo do edifício é pouco usada, porque não há cobertura. “No verão ninguém agüenta o calor, no inverno o frio é intenso”, diz a vereadora.

Mas o que mais preocupou a petista em sua visita foi a escada que liga o térreo ao primeiro andar. “É uma escada improvisada, de ferro, com degraus muito estreitos, que exigem movimentos lentos e cautelosos na subida e, principalmente, na descida. Há uma tela para evitar que as crianças caiam, mas o risco de queda é sempre presente, porque os educadores descem com duas a três crianças de cada vez e um funcionário já caiu dali”, explica.

Enquanto não é construída uma nova escola, a vereadora considera que a Prefeitura deve adotar medidas emergenciais, como a instalação de persianas nas janelas da unidade, a cobertura da quadra existente no alto do edifício e a substituição da escada de ferro que dá acesso ao primeiro andar.         

Assessoria de Imprensa
Gabinete: Vereadora Suely Morgado