Vereadora alerta sobre a cadeia de petróleo e gás

Seminário em Santos abordou o tema

Reconhecendo a importância do seminário Gás na Economia 2010, no dia (3/08/10), no Mendes Convention Center, em Santos, Telma de Souza, vereadora, afirmou que o evento ajuda a debater o desenvolvimento sustentável da região, mas para ela, alguns debates foram superficiais.

Depois acompanhar parte das palestras, a parlamentar concluiu que as autoridades políticas de toda região poderiam ter falado de seus planos para a implantação de uma infraestrutura eficiente, acompanhada de um desenvolvimento da região de uma forma mais sustentável.

“Dos depoimentos que escutei sobre o incremento offshore e da criação de novos estaleiros navais de apoio às plataformas, ficou claro que Santos está esgotando seus espaços de terra. Portanto, acredito que esse desenvolvimento atingirá, também, outras cidades da região, particularmente Cubatão e Guarujá.

Mas, a grande ressalva que precisa ser feita foi quando o prefeito de Santos abordou os espaços que temos na área continental da cidade. Em sua explanação, ele não colocou que a maior parte daquela terra é mata atlântica, ou seja, área de preservação ambiental e que precisa de cuidados”, explicou Telma.

Outra questão abordada pela parlamentar – que, em junho, ministrou palestra sobre o tema, na Unibr - Faculdade de São Vicente - foi capacitação profissional. “Desde que tive a ousadia de dizer que era real a possibilidade de existência de petróleo em nossa região, esta questão do aprimoramento e a qualificação de profissionais para o setor não têm acontecido com a velocidade e nem com o número de pessoas necessárias.

Nesta questão, o poder público ficou devendo neste seminário”, disse Telma, lembrando que a Unidade de Negócios da acia de Santos foi instalada em Santos por esforços de seu mandato, como deputada federal, e com o apoio do senador Aloizio Mercadante.

Vereadora Telma de Souza (PT)