Vereador visita crematório em São Paulo

Ideia é implantar um crematório em Santos

Curtir

O vereador Arlindo Barros (PSDB) esteve presente no crematório municipal de Vila Alpina, em São Paulo. A visita faz parte da CEV sobre a implantação de um crematório na cidade de Santos, presidida pelo parlamentar.

Durante a visita, o assessor técnico da prefeitura de São Paulo, Osvaldo Kasperavicius, informou ao vereador que a partir de R$ 300,00 qualquer munícipe pode ser cremado. Já para cremação dos ossos o preço é de R$ 47,00. Além disso, se a pessoa for doadora de órgãos e tiver óbito na cidade, a cremação é gratuita, sendo um decreto municipal. Em Santos, o preço fica acima de R$ 6.000,00.

Na Vila Alpina são realizados cerca de 300 cremações por mês. “O crematório é uma autarquia e não tem objetivo de lucrar. Por isso colocamos preços acessíveis as pessoas que desejam ser cremadas”, diz Kasperavicius. Mensalmente, a CETESB e a vigilância sanitária vão visitar o crematório. A burocracia para a manutenção do local é muito grande, devido a inspeção ambiental.

Arlindo Barros entende que a cidade tem condições de construir um crematório municipal aos moldes da Vila Alpina “Se em uma cidade como São Paulo onde tem em média dez cremações por dia, aqui em Santos, com um custo e número de óbitos menor, vai ser mais simples e acessível à população”, diz o parlamentar.