Vereador tem propostas ambientais

Acompanhe os trabalhos relacionados ao meio ambiente

Compartilhe!

1 curtiu

Na noite da última segunda-feira 26/05/08, o Projeto de Lei proibindo a deposição de lixo reciclável no lixão, do vereador Ademir Pestana (PSB) foi aprovado por ampla maioria, otimizando a coleta do material reaproveitável e que economiza, na sua reutilização, energia, matéria prima e espaço de grandes proporções nos aterros - pois significa 2/3 do volume total. O Projeto de incontestável fundamentação ecológica e ambiental que busca a melhoria dos baixos índices atuais de coleta em Santos - que tem um dos maiores custos do país e utiliza caminhões semi-compactadores e compactadores para fazê-la, inutilizando parte desse material - teve o voto contrário apenas os vereadores do PT  (Cassandra, Suely e Reinaldo) e o vereador Jama, do PDT.

PESTANA PROPÕE O APROVEITAMENTO DE ENTULHO

Projeto de Lei obrigando a Prefeitura a fixar nos contratos de pavimentação a  utilização de percentual de material resultante de demolições foi apresentado pelo vereador Ademir Pestana (PSB), o que para ele reduz os espaços de deposição desse material e otimiza seu aproveitamento, contribuindo para o meio-ambiente economizando recursos. Entulho é o conjunto de fragmentos como restos de tijolo, argamassa, concreto, aço, madeira e pedras provenientes de demolições e reformas de prédios e pontes.

MENTES BRILHANTES E RECICLAGEM

Citando o filme "Mentes Brilhantes", em que se mostra nos anos 40 nos Estados Unidos sistemas domésticos de separação de lixo reciclável o vereador Ademir Pestana apresentou Projeto de Lei criando o Conselho Popular de Reciclagem. Os projetos que prevem a criação de conselhos tem recebido parecer contrário da Assessoria Jurídica da Câmara, que cita para isso um artigo da Lei Orgânica (247) que reserva ao prefeito a criação dos conselhos previstos na norma. O que, para Pestana, é "um equívoco, pois os que não estão devem sim ser criados pela Câmara, o que é lógico e claro", diz.

LIVROS

A manutenção de um sebo de livros foi razão do apelo de Pestana ao prefeito Papa, ressaltando os valores da cultura e dos livros - citando desde Monteiro Lobato até o autor Ray Bradbury e seu livro (que se fez um filme), narrando uma ficção em que os livros são proibidos e incendiados ("Farenheit 451").

ESTUDO GEOLÓGICO

O Monte Serrat pode cair sobre a nova Câmara? Existe previsão de estudo geológico para sua construção e isto consta do contrato? É o que quer saber o vereador Ademir Pestana (PSB), em requerimento apresentado nesta segunda 26. Em duas ocasiões (1928 e 1956) ocorreram deslizamentos e, para Pestana, nada pode garantir  que não existirão novas ocorrências - que vitimizariam justamente os gabinetes da edilidade, segundo o projeto de restauração do "Castelinho" dos Bombeiros inaugurado em 1909.

CONSEG GONZAGA

Uma efusiva saudação a posse da nova diretoria do Conselho de Segurança do Gonzaga, presidida pelo 0engenheiro José Luiz Pimentel Amorim e como vice o Dr. Urbano Thiago da Silva, foi feita pelo vereador Ademir Pestana (PSB), que lembrou a importância social deste instituto de organização popular. O Conseg tem ainda como diretora social Elizabeth Biace e Claudio Giatanásio Magalhães como diretor de divulgação.

Paulo Matos
jornalista, historiador pós-graduado e bacharel em Direito
Fones 13-38771292R-32194833Gab
97014788 Cel.
Av.Presidente Wilson 85-apto.92-Cep 11065-200 - Pompéia - Santos