Vereador sugere coleta de óleo comestível

Indicação foi apresentada durante sessão

O vereador Odair Gonzalez apresentou indicação ao Executivo solicitando a retirada do óleo usado pelo serviço de coleta seletiva, em dias designados, a exemplo de como é feito com o lixo limpo, bem como de campanhas de divulgação dos pontos de coleta.

Com a preocupação de preservar o meio ambiente,  Odair Gonzalez (PR) apresentou  indicação na Câmara de Santos, pedindo análise do Executivo para a possibilidade do recolhimento do óleo comestível usado ser realizado também pelo serviço de coleta seletiva, em dias a serem designados pela administração municipal, como já ocorre como o lixo limpo. O vereador também solicita campanhas de divulgação para maior conhecimento dos pontos de coleta de óleo existentes na cidade.

“Um simples e aparentemente inofensivo litro de óleo doméstico contamina cerca de um milhão de litros de água. Os componentes do óleo de cozinha são agressivos e chegam ao oceano, onerando em até 100% o tratamento do esgoto. A atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia, pode contribuir muito para a preservação do meio ambiente”, ressalta Odair Gonzalez justificando a apresentação da indicação no último dia 23.

A prefeitura de Santos já mantém alguns pontos de coleta de óleo de cozinha usado, “porém, o município deveria ampliar o serviço se inspirando em Caraguatatuba, onde já é possível ver um serviço similar. O Executivo poderia estudar a possibilidade de recolhimento desse óleo ser feito também pela coleta seletiva, semanalmente, como ocorre com o lixo limpo, com os moradores armazenando o óleo em garrafas descartáveis e repassando a coleta.”

Assessoria de Imprensa: Luciana Leal - MTB 22.489 - cel. 13 8815.8977 e/ou 13 81134309
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 3º andar – Santos.
Fones: (0xx13) 32191848 - 3211-4100 (Luciana e/ou Melissa.
odairgonzalez@camarasantos.sp.ov.br