Vereador sugere aproveitamento de idosos no serviço público

Cota seria de 10% do número de vagas oferecidas

Assinalando que boa parte dos idosos é hoje constituída por chefes de família, alguns inclusive respondendo pelo sustento dos filhos, o vereador Manoel Constantino (PMDB) encaminhou pedido ao prefeito João Paulo Tavares Papa no sentido de seja criada lei municipal permitindo a participação de pessoas acima de 60 anos nos concursos públicos, na proporção de 10% das vagas oferecidas, nos moldes do que já ocorre com os deficientes físicos. Para Constantino, a medida seria altamente benéfica para eles, “que sofrem com o afastamento do mercado de trabalho, enfrentando problemas de frustração e baixa autoestima”.

O vereador lembrou que a população brasileira está envelhecendo, graças ao aumento da expectativa de vida, devido aos avanços na área da saúde, e à redução da taxa de natalidade, havendo um grande contingente de pessoas ainda em condições de trabalhar. Ele também destacou os dados do IBGE, segundo os quais muitos aposentados representam hoje o único sustento das famílias.

Para Constantino, só não poderão usufruir desse benefício aqueles que, pelo desgaste físico, devido à idade, não possam exercer determinadas atividades previstas na legislação.

Gabinete do Vereador