Vereador se reúne com secretário de Meio Ambiente

Projeto Município Verde Azul foi o tema do encontro

O vereador Marcelo Del Bosco (PPS) esteve na terça-feira (dia 5) em São Paulo, onde se reuniu com o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas. Na audiência, foi tratado o Projeto Município Verde Azul, um programa do Governo do Estado que visa efetivar uma agenda ambiental em todo o território paulista.

Após o encontro, Del Bosco anunciou que irá convocar uma audiência pública sobre o tema, para que a política ambiental de Santos seja aperfeiçoada e cada vez mais adequada ao projeto. No ranking de 2010, Santos ficou na 45ª colocação.

Projeto

O Projeto Município Verde Azul foi lançado em 2007, com o objetivo de  descentralizar a política ambiental do Estado de São Paulo. A gestão compartilhada entre governo estadual e todos os 645 municípios se deu a partir da assinatura de um protocolo de intenções que propõe 10 diretivas ambientais para que as cidades, em parceria com a secretaria de  meio ambiente, desenvolvam ações necessárias para que o município seja certificado como "Município Verde Azul".

As diretivas a serem avaliadas por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente são: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana,  educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.