Vereador reúne-se com secretário de Saúde

Na pauta, vazamento de mercúrio e ambulâncias

Curtir

O vereador Braz Antunes Mattos Neto, líder do PPS e presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Santos, esteve reunido na última quinta-feira com o secretário de Saúde de Santos, dr. Odílio Rodrigues Filho, para obter informações sobre as denúncias de contaminação de mercúrio por profissionais da Odontologia em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santos. As contaminações ocorreram devido a vazamentos nos amalgamadores, equipamentos utilizados nos consultórios odontológicos.

Segundo relatório apresentado pelo secretário, ocorreram oito vazamentos de mercúrio em amalgamadores de UBS desde 2009, sendo três somente neste ano. “Ao contrário do que se tem falado, todos os vazamentos ocorreram em equipamentos novos; nenhum vazamento aconteceu em amalgamadores antigos. Foi, portanto, um problema causado por defeito de fabricação e não por falta de cuidado ou manutenção. Todos os equipamentos estão sendo revisados e substituídos, se for o caso”, destacou Odílio Rodrigues.

O secretário informou que cerca de 40 novos amalgamadores estão sendo comprados, sendo seis para os Centros de Especialidades Odontológicas e os demais para as UBSs.

O vereador Braz questionou o secretário sobre o protocolo de descontaminação das salas em que houve vazamentos, pois segundo denúncias dos profissionais o procedimento correto não foi tomado e as salas foram liberadas para uso no mesmo dia ou no dia seguinte do ocorrido. “De acordo com a Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde, o ambiente pode ficar contaminado por meses, e é essencial que se tomem todas as medidas necessárias seguindo um protocolo de segurança de saúde ocupacional”, alertou o vereador.

Odílio Rodrigues informou que o protocolo é de responsabilidade do Desmet, departamento subordinado à Secretaria Municipal de Gestão, e que todas as Unidades Básicas de Saúde receberam o protocolo e as devidas orientações.

Braz sugeriu ainda ao secretário que retirasse de imediato todos os amalgamadores das UBS, para evitar futuros vazamentos. “Nesse caso, os profissionais fariam uso de outros procedimentos provisórios semelhantes à amálgama, até que os equipamentos novos sejam instalados. Assim, todos poderiam trabalhar com segurança e mais tranqüilos”, justificou.

Ambulâncias do Samu

Outro assunto abordado na reunião foi o Samu. Braz apresentou requerimento na sessão ordinária de 21 de fevereiro solicitando ao Executivo informações sobre as providências tomadas para o conserto de oito ambulâncias que se encontravam paradas no pátio da CET, conforme matéria publicada no Jornal Expresso Popular.

Na manhã do dia 3 de março, os vereadores da Comissão Permanente de Saúde fizeram uma vistoria nas ambulâncias paradas. O secretário de Saúde justificou que o número de ambulâncias paradas caiu de oito para quatro, sendo casos de manutenção e de emplacamento.

Odílio Rodrigues ressaltou que o conserto, manutenção e compra de peças das ambulâncias é de responsabilidade do Coordenadoria de Transportes, que pertence à Secretaria Municipal de Gestão, e que está aguardando apenas o chamado dos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que passaram no concurso para dar início ao serviço. “O prédio está pronto, já temos toda a estrutura, mas faltam os profissionais. Existe um trâmite burocrático entre o concurso, a nomeação e a apresentação do profissional para iniciar o serviço que toma tempo”, lamentou o secretário.

Gabinete do Vereador Braz Antunes Mattos Neto
Tels.: 3219-2168 / 3211-4181