Em encontro pessoal com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o vereador Braz Antunes Mattos Neto (PPS) solicitou providências e o empenho do Ministério no sentido de colaborar com algumas questões fundamentais para Santos e Região, como a dengue, a transferência do prédio do Hospital dos Estivadores para o Município e a regulamentação da Emenda 29.
Dengue
Braz solicitou uma maior atenção do Ministério da Saúde com a Baixada Santista, devido ao alto número de casos. Somente no primeiro semestre de 2010, foram registrados quase 30 mil casos, sendo 8 mil em Santos e 9 mil em Guarujá. Presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, Braz pediu ao ministro que tome as providências cabíveis para diminuir a burocracia e acelerar o processo de liberação de verbas, para aumentar o número de leitos e de profissionais.
“Isso é essencial para beneficiar tanto a população quanto os profissionais da saúde, que trabalham em condições muito complicadas”, explicou o vereador.
Estivadores
Outra solicitação de Braz ao ministro Padilha foi com relação ao Hospital dos Estivadores, que deve ser melhor aproveitado para ampliar o atendimento pelo SUS na Região. Alexandre Padilha assumiu o compromisso de colaborar no sentido de facilitar junto ao INSS que a Prefeitura de Santos assuma a administração do hospital, reforme e aumente o número de leitos.
Emenda 29
O vereador também instigou o ministro a trabalhar pela regulamentação da Emenda 29, que fixa um valor mínimo a ser empregado pela União, Estados e Municípios na área da Saúde, e que está parada há mais de 10 anos no Congresso Nacional.
“Essa Emenda já foi aprovada pelo Senado, mas falta a regulamentação. Se isso acontecer, será um feito histórico, pois os Estados e Municípios já devem destinar uma verba mínima, mas a União não”, ressalta o líder do PPS no Legislativo Santista.