Exemplo de Cookies

Vereador recebe denúncia de trabalhadores

Eles reclamam do sindicato da categoria

Compartilhe!

4 curtiram

Um grupo de trabalhadores avulsos ligados ao SINTRAMMAR, sindicato que representa a categoria dos “arrumadores” do Porto, procurou nesta semana, o vereador e ex-sindicalista, Benedito Furtado (PSB), que também integra uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata de assuntos portuários. Na ocasião, a categoria expôs uma série de insatisfações com relação ao sindicato, tanto de ordem trabalhista como de política interna. Cerca de 70 trabalhadores lotaram a Sala Princesa Isabel.

Representantes denunciam que o Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral e dos Arrumadores de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e São Sebastião não repassa os recursos previdenciários legais à categoria, como férias, e efetua descontos indevidos em folha de pagamento. Também disseram que não têm acesso aos balancetes do sindicato e nunca são avisados, previamente, quanto a realização de assembleias.

Outra grave denúncia é que quando algum trabalhador passa mal em razão de esforço excessivo, a frase ouvida dos dirigentes sindicais seria: “rachou (desmaiou) perde tudo”, o que significa o não pagamento da diária.

Furtado disse que vai intermediar junto aos órgãos competentes da necessidade de se apurar as denúncias. “Apresentarei um requerimento relatando os fatos à sub-delegacia do Ministério do Trabalho em Santos e Ministério Público para que sejam tomadas as medidas cabíveis. O conteúdo das denúncias é grave e deve ser apurado com bastante rigor, sobretudo porque afetam o ganho e os direitos sociais dos avulsos”, disse Furtado.

A categoria, que já protocolou formalmente as denúncias junto ao Ministério Público, é formada por 1.800 trabalhadores da ativa e 300 associados. O vereador garantiu que não quer fazer julgamentos precipitados, apenas pedir apuração.

Assessoria de Imprensa
Gabinete vereador Furtado