Vereador questiona obras no Orquidário

Parque está fechado para reforma

O vereador professor Reinaldo Martins (PT) está pedindo, por meio de requerimento na Câmara, informações da Prefeitura de Santos sobre a demora da reforma do Orquidário Municipal e a finalidade das edificações que estão sendo erguidas no parque.

Em plenário, na sessão do dia 12 de maio, Reinaldo justificou que o questionamento reflete a preocupação de muitos munícipes, em especial daqueles que moram ao redor do parque, fechado há mais de dois anos. Segundo o vereador, a situação do Orquidário é preocupante, sendo possível constatar a destruição de parte da vegetação.

“Esse fato me faz recordar de um episódio ocorrido na gestão da ex-prefeita Telma de Souza, em que existia uma ONG chamada SOS Orquidário, formada por uma pessoa só, que fazia o maior barulho na Cidade. Hoje, eu pergunto: Onde está você, SOS Orquidário? Empregado na Prodesan, na CET ou na CSTC? Porque nunca mais se ouviu falar. Sumiu!”, observou Reinaldo.

No requerimento ao prefeito João Paulo Tavares Papa, Reinaldo quer saber quando tiveram início e quando serão concluídas as reformas em andamento; do que consistem essas reformas e quais os seus propósitos; qual o custo total das obras e qual a origem dos recursos; quantos exemplares e espécies de árvores foram removidas e quais critérios nortearam as remoções; quantos exemplares e espécies de árvores serão plantadas em substituição às removidas e quais os critérios para a escolha dessas espécies; quantas edificações foram ou estão sendo erguidas no parque e que finalidade terão (especificando número de pavimentos e área útil de cada edificação).

O vereador ainda pergunta quais os cuidados adotados para minimizar o impacto das obras sobre a fauna existente no parque; qual a dimensão total de área do parque antes e depois da ampliação em curso; quantos metros quadrados do parque eram destinados à vida vegetal antes das reformas e qual a medida prevista para a mesma finalidade ao final das obras; quando, onde e por que meios foi divulgado publicamente o projeto de reforma em curso; se houve audiência pública de apresentação do referido projeto, e a autoria do projeto.

Gabinete do vereador professor Reinaldo Martins (PT)
Rua XV de Novembro, 103/109 Sala 20 - Centro Histórico de Santos
(13) 3219-3888 / (13) 3211-4100 ramais 4115 e 4182