Vereador questiona lençol freático dos cemitérios

No Brasil, muitos apresentam contaminação

O vereador Arlindo Barros (PSDB) pediu informações ao prefeito sobre quais ações vêm sendo realizadas junto aos cemitérios do município para avaliar o nível de contaminação do lençol freático e quais medidas estão sendo feitas para evitar maior proliferação. O pedido se deve pelo fato de pesquisas realizadas desde 1989 mostrarem que cerca de 75% dos cemitérios brasileiros estão com o lençol freático contaminados, incluindo o da Areia Branca em Santos.

A resolução do CONAMA n° 402 datado em 17 de novembro de 2008 deu aos órgãos estaduais e municipais do meio ambiente prazo até dezembro de 2010 para “estabelecer critérios para a adequação dos cemitérios existentes antes de 2003”.

Para o parlamentar, a principal preocupação é que os atuais cemitérios, além de poluir o lençol freático, não estão equipados da maneira que pede a resolução do CONAMA “A situação da saúde pública dos cemitérios de Santos é grave. Por isso que defendo a implantação de um crematório na cidade como a solução ambiental e socialmente correta”.

Barros explica que os pedidos estão sendo realizados com intuito de evitar maiores problemas ambientais no futuro. “Estamos alertando o executivo em relação as penalidades que podem sofrer ao fato das contaminações existentes nos cemitérios de Santos”.

Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470