Vereador questiona fechamento de UTI

Ele quer saber tempo de suspensão dos serviços

Compartilhe!

1 curtiu

Por quanto tempo a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, terá seu atendimento paralisado? Esse foi um dos questionamentos feitos pelo vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) à Secretaria de Saúde do Estado, por meio de requerimento entregue à Câmara de Santos.

Além do período de fechamento, o parlamentar questiona motivo pelo qual a unidade terá seus serviços suspensos. De acordo com reportagem publicada em veículo da Região, apesar de o Governo Estadual alegar que o equipamento será fechado para reforma, com a previsão de três meses, rumores indicam que o atendimento será suspenso por tempo indeterminado por falta de médicos especializados em pediatria, de medicamentos e de equipamentos necessários para garantir o funcionamento da unidade regional.

“A princípio prefiro acreditar que a notícia de fechamento para reforma é fruto da boa gestão do Doutor Ricardo Hayde e Doutora Vera Pinheiro, excelentes profissionais que aceitaram o desafio de resgatar ao Hospital Guilherme Álvaro o status de referência de saúde em toda a Baixada Santista”, explica Banha. No entanto ele lembra que diariamente há denúncias de falta de leitos na rede pública da Região, de mau atendimento médico, de falta de medicamentos e de especialistas, razões que agravam ainda mais qualquer notícia de corte nesta área.

Banha garantiu que impetrará investigação sobre a notícia envolvendo a UTI pediátrica. Para isso, além de solicitar informações detalhadas para a Secretaria de Saúde do Estado, enviará o documento ao presidente da Assembléia Legislativa, Barros Munhoz, e ao Ministério Público da Cidadania, na tentativa de unir forças para que o equipamento não tenha suas portas fechadas definitivamente.

Preocupado, Banha afirma que a saúde tem prioridade nos trabalhos dos governos Municipal, Estadual e Federal. “Por ser essencial, conforme rege a nossa Constituição, de forma alguma o serviço poderia ser interrompido sem que outra unidade pudesse suprir com a mesma qualidade o atendimento oferecido pela UTI pediátrica do Guilherme Álvaro”.

O parlamentar fez questão de ressaltar que não é contra a reforma da UTI pediátrica, ação que considera vital para garantir acesso a um serviço de melhor qualidade para a população de toda a Região. Contudo, aponta que a falta de planejamento e desinteresse serão cobrados do Estado, caso se confirmem os boatos de que os trabalhos serão mesmo encerrados.

“Crianças, bebês e adolescentes não podem pagar pelo erro daqueles que deveriam administrar a saúde pública com bastante rigor e seriedade. São eles, os nossos pequenos, o nosso maior bem, nosso tesouro. Devemos garantir a eles aquilo que a Constituição Federal já determinou há pouco mais de 20 anos a todos: saúde é direito de todos e o Poder Público tem o dever de garantir acesso a todos” enfatizou Banha. “Tenho certeza de que meus pares estarão nessa briga comigo”.

Assessoria de Imprensa
Lidiane Diniz
(13) 9161-4053