Vereador quer renovação de convênio de Câmera Hiperbárica

Manoel Constantino aponta denúncias

Curtir

Afirmando que pacientes estão deixando de receber o tratamento necessário, com graves prejuízos à saúde, o vereador Manoel Constantino (PMDB), líder do Governo, pediu ao prefeito João Paulo Tavares Papa que providencie, em regime de urgência, a renovação do contrato com a Beneficência Portuguesa para uso da Câmara Hiperbárica daquele hospital e que, ao mesmo tempo, seja estudado o aumento da verba repassada para tratamento no equipamento, a fim de atender a demanda reprimida de pessoas que necessitam desse recurso.

Constantino denunciou o caso ocorrido com o Sr. Benigno José de Oliveira, de 68 anos, morador no Rádio Clube, que, após iniciar tratamento para úlcera na perna na Beneficência Portuguesa, em fevereiro, foi informado de que o convênio com a Prefeitura encontrava-se pendente de renovação. Como essa renovação não ocorreu até agora, segundo informação ao paciente, o tratamento foi interrompido. “Acredito que não só o Sr. Benigno, mas dezenas de outros pacientes estão sem os necessários cuidados médicos, o que é inaceitável”, disse o vereador.

A solicitação, aprovada pela Câmara na sessão desta segunda-feira, dia 8, também foi dirigida ao secretário de Saúde do município, Odílio Rodrigues Filho. Em Santos, além da Beneficência Portuguesa, também a Santa Casa possui Câmara Hiperbárica, utilizada igualmente por meio de convênio com a Prefeitura.

Importante

Na justificativa de seu requerimento, o vereador Constantino lembrou que 1% da população tem feridas abertas nos membros inferiores devido, principalmente, ao diabetes, além daquelas decorrentes de acidentes, complicações de cirurgias, queimaduras e por imobilização por períodos prolongados. O tratamento na Câmara Hiperbárica é indicado para situações clínicas que envolvam patologias de natureza isquêmica, infecciosa, traumática ou inflamatória.  Cerca de 20 complicações podem ser amenizadas pelo uso da Câmara, onde ocorre aumento de 10 a 20 vezes na quantidade de oxigênio, favorecendo a vascularização e multiplicando os vasos sanguíneos e linfáticos, além de ter efeito anti-inflamatório e cicatrizante.

Gabinete Vereador Manoel Constantino