Vereador quer regulamentação de heliportos

Iniciativa prevê elaborar normas sobre instalação

1 curtiu

O vereador Arlindo Barros (PSDB) quer regulamentar a utilização de heliportos e helipontos em Santos. Segundo o parlamentar, é necessário criar uma norma para auxiliar a utilização desse veículo, já que o uso na capital e região vem crescendo.

A cidade de São Paulo é a terceira maior do mundo em utilização de helicópteros com 470 veículos, sendo a maioria particulares, estando atrás de Nova Iorque e Tóquio. Com esses dados e preparando a cidade para o aumento do número de empresas que vão se instalar na Baixada Santista com o desenvolvimento da exploração do gás e petróleo é que o vereador pretende elaborar normas sobre instalação, construção, manutenção e utilização dos veículos, criando novos espaços aéreos. “Temos que estar preparados para receber as empresas que utilizam heliportos e helipontos em seus prédios. Mas não é só isso. Precisa de uma regulamentação para legalizar e não prejudicar o bem estar, além do tráfego aéreo em Santos”, diz Arlindo.

Um dos tópicos a ser analisado no projeto é realizar um estudo de impacto de vizinhança, nível de ruído ocasionado pelas operações de pouso e decolagem, além de analisar se os imóveis que pretendem instalar os helipontos possuem estrutura. “A instalação de heliportos é um sinal de que a cidade está crescendo economicamente, por isso temos que estar preparados para a futura demanda”, diz o parlamentar.