Vereador quer que escolas mostrem notas do Ideb

Projeto obriga fixação de placa informando resultado na porta das unidades municipais

O vereador Geonísio Aguiar (PMDB), o Boquinha, apresentou na última segunda-feira (dia 13 de junho), projeto de lei que determina a obrigatoriedade de fixar uma placa informativa na porta principal das escolas municipais da Cidade, contendo a nota obtida pela instituição de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A placa também deverá mostrar a média do Município e do Estado para comparação através de gráficos.

O projeto de lei é a aceitação da proposta de Gustavo Ioschpe, economista e colunista da revista Veja que, em matéria publicada em 8 de junho, mostrou, através de suas viagens pelo Brasil, um retrato atualizado da educação no País e muito próximo do que vemos na Cidade. Ele destaca que em uma boa escola é imprescindível o envolvimento dos pais com a educação. O que, na realidade, não acontece, pois, a maioria, não sabe se a escola do filho é boa ou ruim.

Atualmente, para conhecer a média de uma escola ou cidade no Ideb, que é dado em uma escala de zero a dez, é preciso consultar pela internet. Como nem todos os pais têm acesso ao computador ou a rede, fica difícil acompanharem o desenvolvimento do ensino, ou até mesmo cobrarem dos gestores e respectivas secretarias de educação.

Para Boquinha, é direito de todos os cidadãos ter fácil acesso à nota obtida pela instituição no Ideb. “As escolas com bons resultados fazem questão de alardear seus feitos, com toda razão, porém, em muitas com notas ruins, o fracasso é dado como coisa natural ou culpa do sistema, dos políticos, dos pais, dos alunos ou da sociedade. Não podemos mais terceirizar a culpa pela má qualidade”, explica o vereador.

Assessoria de imprensa do vereador Geonisio Aguiar (Boquinha)