Vereador quer postes com energia solar

Proposta foi apresentada na Câmara

Curtir

O vereador Arlindo Barros defende a instalação de postes de luz através da energia solar. Segundo o parlamentar, essa é uma alternativa de maior custo-benefício se comparar ao uso da eletricidade convencional, além da cidade de Santos sair na frente na questão da publicação da lei 12.187/09 sobre o Plano Nacional de Mudança Climática, editada no final do ano passado.

Barros entende que Santos deve demonstrar ao resto do País, uma visão pioneira de responsabilidade social e ambiental, aproveitando os benefícios da lei federal, com a adoção de energia solar nos postes públicos, incorporando fonte de energia limpa, renovável e gratuita. “O sistema é composto de painel solar que alimenta a bateria responsável pela geração de energia para os LEDs de alto brilho. As lâmpadas se apagam quando o dia amanhece”, explica o vereador.

Com a implantação desse sistema, além de eliminar os emaranhados de fios e cabos que interligam os postes tradicionais, estará auxiliando em uma questão no qual, segundo o vereador, o governo federal vem falhando: Investimentos nas Usinas Hidrelétricas. “A falta de chuvas, investimentos do governo brasileiro e o aumento do consumo resultaram em racionamento de energia, causando os apagões. A construção de novas hidrelétricas e novas barragens trazem custos sociais e ambientais elevadíssimos, fato que com a implantação da energia solar, o custo é muito menor e mais eficaz”, entende Barros.

Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470