Vereador quer lançar cartilha

Por meio de cartilha, munícipe poderá saber como funciona orçamento

Compartilhe!

1 curtiu

Orçamento Municipal poderá ser tema de Cartilha

Com os trabalhos voltados muitas vezes às questões financeiras do município, o vereador Marcelo Del Bosco (PPS) espera concluir, no recesso parlamentar em julho, projeto a ser apresentado na Câmara, de criação de uma cartilha com a proposta de mostrar à população como o orçamento municipal é administrado.

Conforme explicou Marcelo, a idéia é tentar “desmistificar a complexidade da peça orçamentária junto à população”. Segundo ele, “poucos se interessam sobre os projetos apresentados na Câmara ou em audiências, que dispõem, por exemplo, sobre a leis de diretrizes orçamentária e do orçamento municipal”.

A iniciativa – implantada recentemente na cidade de São Bernardo do Campo - tem amparo na Lei Complementar n° 100/01, a Lei de Responsabilidade Fiscal, que assegura a sua ampla divulgação. “A partir de uma tiragem fixa, e em parceria com o Sebrae e ong´s do município, a cartilha poderia ficar à disposição em bibliotecas, universidades e espaços públicos da cidade”, disse Del Bosco.“

Para explicar a peça orçamentária à população, é essencial vincular as operações contábeis e os dados numéricos à realidade do que é executado no município, como por exemplo, as obras e serviços públicos, além de fazer com que a população tenha conhecimento da matéria e fiscalize melhor o uso de dinheiro público”, explicou o parlamentar.

Assessoria de Imprensa

VEREADOR MARCELO DEL BOSCO - PPS