Preocupado com a atenção dispensada à saúde dos estudantes matriculados na rede municipal de ensino, o vereador Paulo Gomes Barbosa, líder do PSDB na Câmara, apresentou na sessão da última quinta-feira (29/11/08) requerimento de informações à Prefeitura para saber a quantas anda o Programa Escola Promotora de Saúde, desenvolvido em conjunto pelas secretarias municipais de Educação e de Saúde.
No documento, o vereador pede, entre outros itens, informações sobre o número de alunos atendidos, quadro de profissionais que atuam no programa e a quantidade de encaminhamentos realizados com base nos diagnósticos e exames feitos pelos profissionais junto aos estudantes.
No site da Prefeitura de Santos, as secretarias informam que, nas unidades escolares, profissionais de Educação e Saúde, alunos, famílias e comunidade desenvolvem ações com o objetivo de preservar a saúde física, mental e social de crianças e adolescentes. Entre elas está a realização de avaliação física e diagnósticos para vários problemas de saúde, como obesidade e anemia.
Paulo Barbosa, contudo, afirma que não se recorda quando foi a última vez que um pai ou mãe de estudante comentou sobre a existência ou eficácia do programa. Para o vereador, falta divulgação do programa junto à mídia e à comunidade em geral.
Recentemente, pesquisa realizada pela Unifesp demonstrou que a maioria dos estudantes das escolas públicas de São Paulo tem dificuldade ou deixa de aprender em razão de problemas de saúde não-identificados.
Assessoria de Imprensa
Gabinete: Paulo Gomes Barboss (PSDB)
Te.: 3219-1848