Vereador quer informações sobre imóveis tombados

Dados foram solicitados ao Condepasa

Cercada de belos casarões, seja no Centro Histórico ou em outros bairros, Santos mantém nas estruturas de vários imóveis, registros que não podem ser esquecidos. Muitos, que datam das décadas de 30, 40 e 50, embora não tenham passado pelo processo de tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), preservam traços que retomam fases significativas da cidade.

Para eternizar parte da história por meio desses imóveis que atravessaram o tempo, uma das formas de preservar a memória, é o registro de imagens. Preocupado em manter viva a história, o vereador Benedito Furtado (PSB), solicita ao órgão, que seja enviada à Câmara, a relação dos imóveis fotografados nos termos da Lei Complementar 496, de 21/05/2004, desde a sua edição até hoje. E mais: qual tem sido o destino das referidas imagens.

Outras solicitações dizem respeito aos critérios de tombamento e pede ainda ao órgão, a relação dos imóveis já tombados e, em processo de tombamento nos últimos cinco anos. Inclui-se também, quais os indicados para tombamento nos últimos dez anos nas avenidas Conselheiro Nébias e Ana Costa, sendo que, desses, quais já foram efetivamente tombados.

O Conselho é um órgão deliberativo em questões referentes à preservação e tombamento de bens culturais e naturais e, Furtado quer os nomes de todos os conselheiros que integraram o Condepasa, desde a sua criação, informando também a que segmento pertencem. E mais: quer a cópia da normatização para elaboração de projetos de restauro.

Gabinete/Vereador Furtado