Vereador quer identificação de ruas em braile

Proposta sugere estudos por parte do Executivo

Com intuito de facilitar o dia-dia dos portadores de deficiência visual, o vereador Antônio Carlos Banha Joaquim apresentou uma indicação de Projeto de Lei pedindo estudos para colocação de placas em braile. A ideia é que essas pessoas possam se localizar e conhecer o nome das ruas do Centro Histórico de Santos.

O parlamentar justifica sua propositura alegando que essa inadequação (que não acontece apenas em Santos, mas, também, em várias cidades) gera um transtorno aos deficientes. “Estudar, fazer compras, ter acesso aos prédios públicos, exercer uma atividade profissional... para os que andam, enxergam e ouvem, tudo isso pode parecer rotina, sem grandes obstáculos. Mas, para os deficientes visuais, uma atividade que para nós é simples, pode ser um enorme desafio”, explica o parlamentar.

Para embasar seu trabalho, Banha se apoiou em dados do Censo 2000. “O Brasil possui 24,6 milhões de cidadãos com deficiência, ou seja, 14,5% da população brasileira. Desse montante, 14 milhões portam algum tipo de problema visual e 160 mil são cegos. Essas pessoas precisam ser atendidas e respeitadas. Se esta propositura for aprovada, será dado mais um passo para que nossa cidade ganhe pontos quando o assunto é inclusão. Todas as placas em braile estarão adaptadas e em altura adequada para leitura. Os pontos indicativos de paradas de ônibus também serão identificados em braile, facilitando os deficientes em seus itinerários”, explica o parlamentar.

Vitor Gomes
Assessoria de imprensa do vereador Antônio Carlos Banha (PMDB)
(13) 3021-6394; 3219-6419