Vereador quer estímulo aos atletas santistas

E frequência de estudantes ao teatro

Os atletas e paraatletas de Santos poderão ser beneficiados com descontos e passagens aéreas, se um Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Antônio Carlos Banha (PMDB) for sancionado. Nesta segunda-feira, dia 16, a propositura que trata da questão foi aprovada em primeira discussão pela Câmara de Santos e, na quinta-feira, 19, será votada em segunda discussão.

Segundo o parlamentar, a proposta é repassar aos esportistas da cidade as milhagens e outros benefícios oriundos de todas as passagens aéreas adquiridas com recursos públicos. “Afinal, quanto mais se viaja, mais descontos são oferecidos pelas empresas de aviação; e essas vantagens poderiam, muito bem, contribuir com a evolução da carreira de nossos atletas que competem em outras localidades”, explica o parlamentar.

Se o projeto for aprovado pela Câmara e, posteriormente, sancionada pelo Executivo, para receber os atletas e paraatletas deverão estar inscritos na Fundação Municipal de Esportes e Lazer. Após 30 dias do gozo do benefício, eles deverão prestar contas à fundação. O beneficiário que não prestar contas deverá devolver o valor das passagens aos cofres públicos.

Vereador propõe freqüência de estudantes em teatros

Para garantir mais acesso à cultura aos estudantes das escolas municipais de Santos, o vereador Antônio Carlos Banha (PMDB) apresentou nesta quinta-feira, dia 19, um projeto de lei que determina que as escolas municipais deverão levar seus alunos ao teatro pelo menos uma vez por semestre. O parlamentar entende que, além de ser uma atividade prazerosa, o costume de frequentar teatros pode transformar o jovens, uma vez que eles passam a ter mais contato com o meio artístico. “Mais do que enriquecimento cultural, essas atividades proporcionam uma diferente maneira de encarar o mundo, mais sensível e humana. Além disso, elas tiram nossa garotada do ócio, ajudando a afastá-la do mundo das drogas e das atividades criminosas. Assim, evitaremos a formação de facínoras”.

Segundo Banha, outra proposta deste projeto de lei é deselitizar os teatros da cidade. “O povo brasileiro acha que espetáculos artísticos, museus e exposições de artes visuais e apresentações de música erudita sãos coisas de granfino. Temos de mostrar às nossas crianças que a apreciação do mundo artístico pode - e deve - estar ao alcance de todos. Afinal, não é preciso ser rico para acompanhar, por exemplo, as ótimas peças gratuitas apresentadas no Sesi Santos, além dos diversos espetáculos que acontecem no Sesc por menos de R$10”.

Se a propositura for aprovada, a programação cultural deverá ser escolhida pelas secretarias de Cultura e Educação. Após o espetáculo, na classe os alunos serão submetidos a uma avaliação, valendo nota, sobre o que assistiram. “Será uma aula diferente, interdisciplinar e construtivista. Desta forma, nossas crianças aprenderão a gostar de teatros. E isso é fundamental para a cultura e educação das novas gerações”.

Assessoria de imprensa do vereador Antônio Carlos Banha (PMDB)
Vitor Gomes
Contatos: (13) 3021-6394; 3219-6419