Vereador quer criação do Instituto do Homem

Atenção integral à saúde do homem foi assunto tratado em requerimento apresentado na Câmara na última semana.

As manifestações e matérias alusivas ao Dia Internacional da Mulher acabaram despertando a atenção do vereador Benedito Furtado (PSB) para o grande número de órgãos e serviços disponíveis para o atendimento à saúde e segurança da mulher, no âmbito municipal, e a absoluta falta de unidades da SMS que dêem atenção integral à saúde do homem, nos mesmos moldes que existe em relação ao sexo frágil. O assunto foi tratado em requerimento apresentado na Câmara na última semana.

O vereador quer que a Prefeitura estude a possibilidade de criação do Instituto do Homem, tendo em vista estatísticas preocupantes, em relação a casos de violência que atingem também o sexo masculino. Ele cita como exemplo o número de suicídios , três vezes superior ao número registrado pelo sexo oposto, sem contar outros fatores que atingem particularmente o universo masculino, como o descuido crônico que o homem adota em relação à sua saúde. ¨A Semana da Saúde do Homem¨ realizada anualmente pela Prefeitura é muito pouco para um trabalho de conscientização envolvendo a saúde preventiva, tanto nos cuidados físicos como em relação saúde mental¨, argumenta o vereador.

Furtado cita matéria publicada no Diário Oficial no dia 8 de março, com detalhamento de 525 casos de violência registrados entre junho e novembro do ano passado pelo Sistema de Vigilância , da seção de Vigilância Epidemiológica da SMS. Para esse levantamento a Seviep utilizou as fichas de notificação padronizadas pelo Ministério da Saúde e que são preenchidas em Prontos-Socorros, hospitais, escolas, e outras instituições de atendimento à população.

Devem ser notificadas entre outros itens, agressões físicas, psicológicas, ferimentos com armas de fogo, casos de negligência, exploração sexual, suicídios e tentativas, além de violência contra animais e exploração do trabalho infantil.

¨Embora as mulheres, num contexto geral, ainda estejam em desvantagem como vítimas de violência, especialmente dentro do lar (58% dos casos ) , também chama a atenção o fato de os homens apresentarem 52 registros como vítimas de agressão, 30 de negligência, 22 de agressões psicológicas ou morais, sendo também as principais vítimas de armas de fogo, 28 casos contra 3 que atingiram mulheres¨.

Em relação aos suicídios entre as mulheres houve em seis meses, 33 tentativas e 5 consumados. Já entre os homens foram registrados 29 tentativas e 14 suicídios.

É importante que as autoridades de saúde na avaliação de 525 casos de violência, dê igual atenção aos dois sexos, analisando com profundidade o porquê de tantos suicídios, ampliando os serviços de proteção ao sexo masculino.

Vereador Benedito Furtado (PSB)
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 1º andar – sala 2 – Santos
Fones: 0xx113 3211-4118 e 3219.3850