Vereador quer audioteca em Santos

Espaço beneficiaria deficientes visuais

Incentivar e facilitar os estudos e a busca de conhecimento entre os deficientes visuais. Com esse objetivo, o presidente da Câmara e vereador Marcus de Rosis (PMDB) apresentou indicação ao Prefeito Municipal, no último dia 22 de novembro, solicitando a criação de uma audioteca na cidade.

“Audioteca é uma biblioteca voltada aos portadores de deficiência visual. “Nos audiolivros, essas pessoas podem ter acessos a livros dos mais diversos tipos, desde romances até publicações didáticas e religiosas”, explicou em plenário o vereador, complementando. “Os audilivros são uma opção aos livros em braile, para atender, por exemplo, aos portadores de deficiência visual que não conhecem o idioma, ou que adquiriram a deficiência já em idade avançada, proporcionando acesso à cultura”.

Na cidade do Rio de Janeiro está uma das mais conceituadas audiotecas do Brasil, implementada por meio de uma parceria público privada. Contando com cerca de 1900 associados cadastrados e 250 livros em forma de audio, funciona há mais de 20 anos com a finalidade de proporcionar aos deficientes visuais de todo o Brasil o acesso à cultura, à informação e ao entretenimento, por intermédio do empréstimo de mais de três mil livros gravados em CDs por leitores voluntários.

Lucinaira Souza Andrea
Assessora de Imprensa
Gabinete do Vereador Marcus de Rosis (PMDB)
Presidente da Câmara Municipal de Santos