Vereador propõe uso de energia solar no Município

Objetivo é contribuir na redução de consumo

O vereador Manoel Constantino (PMDB) pediu ao prefeito João Paulo Tavares Papa que determine estudos para aproveitamento da energia solar — térmica e fotovoltaica — em repartições públicas da cidade, como forma de Santos contribuir para a redução do consumo de energia elétrica no país. O vereador sugeriu que painéis fotovoltaicos sejam instalados em creches, escolas, unidades de saúde, escritórios, secretarias e equipamentos de lazer e esportivos. Ele ressaltou que a radiação solar direta pode ser utilizada tanto para aplicações térmicas quanto em obtenção de força motriz, eletricidade e energia química.

Entre as aplicações térmicas estão o aquecimento de água e, nas cozinhas, até mesmo no acionamento de fogões solares, já em estudos por Universidades. Além disso, os painéis podem fornecer energia elétrica para movimentação de motores, acionamento de luzes e outros equipamentos, sem poluir o meio ambiente e sem interferir no efeito estufa. “Esse tipo de energia é inesgotável”, destacou.

Para o vereador, a região tem um elevado número de dias com sol, facilitando o emprego desses painéis, além do que, as células fotovoltaicas, com o desenvolvimento tecnológico verificado nos últimos anos, estão funcionando até em dias nublados, produzindo energia em quantidades suficientes para aproveitamento normal.

Gabinete / Vereador Manoel Constantino