Vereador propõe criação de corredor ecológico

Proposta foi apresentada em plenário

Curtir

Com a intenção de incrementar o turismo ecológico ao mesmo tempo em que se protege a biodiversidade dos morro santistas, o vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB) apresentou na última sessão da Câmara de Santos, dia 7, projeto de lei que se for aprovado instituirá a criação dos chamados Corredores Ecológicos.

A proposta do sistema é interligar um trecho de mata a outro, para que as áreas protegidas não fiquem isoladas. Desta forma, espécies nativas, em especial as terrestres, poderão circular em diferentes espaços, já que eles estarão unidos pelo corredor. Essas interligações serão feitas com a plantação de mudas de árvores nativas da mata atlântica, inclusive frutíferas, para que os animais sejam atraídos pelo alimento e, conseqüentemente, circularão por todo o curso dos corredores.

“Com isso, ao mesmo tempo em que beneficiaremos nossa biodiversidade, poderemos potencializar o turismo nos morros, mostrando aos nossos visitantes (em trilhas na mata) que Santos, além de ser uma cidade bela e desenvolvida, guarda uma rica biodiversidade, bem próxima ao centro urbano”, explicou Banha.

O parlamentar justificou sua propositura dizendo que o resquício de mata atlântica, que os morros da cidade guardam, é o lar de diversas espécies de animais, como o tucano de bico verde, o lagarto teiú, sagüis de tufo branco, gambás, quatis, bichos preguiça, jararacas e até mico leão da cara dourada. “Toda essa riqueza precisa ser preservada. E uma forma de garantir melhor qualidade de vida à nossa fauna é instituindo no município uma versão dos corredores ecológicos, que de acordo com o secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano, é um importante meio para a conservação florestal”.

Assessoria de imprensa do vereador Antônio Carlos Banha (PMDB)
Vitor Gomes
Contatos: (13) 3021-6394; 3219-6419