Vereador propõe academias ao ar livre em Santos

Projeto de Lei foi aprovado na Câmara

Aproveitando a realização dos Jogos Abertos do Interior na Cidade, o vereador Sadao Nakai (PSDB), presidente da Comissão Permanente de Esporte, Lazer e Turismo, apresentou na sessão de ontem, Projeto de Lei instituindo o programa Academia ao Ar Livre.

De acordo com a proposta, as praças, parques e demais locais públicos contariam com equipamentos para a prática de exercícios físicos. Para que o município não obtivesse gastos com a compra e manutenção dos equipamentos, o programa seria implantado através de termos de cooperação, convênios ou parcerias com entidades privadas.

“Hoje, há equipamentos que são fixados no solo, impedindo o furto ou que ocorra acidentes. O projeto é bastante flexível. Não impomos ao Executivo os locais. A própria prefeitura, junto com a Secretaria de Esportes, estudariam os locais públicos mais adequados para a instalação destes equipamentos”, afirma Sadao.

Várias cidades já aderiram às academias ao ar livre. No Sul, Curitiba e Maringá possuem vários espaços. Grandes centros como Pequim (China) e Londres (Inglaterra) também aderiram ao projeto.

Entre 20 e 80 anos de idade, o declínio cumulativo na massa muscular do esqueleto humano equivale a 35% a 40%. A perda de massa muscular não resulta em perda de peso, devido à natural substituição correspondente de gordura corporal. “O exercício físico se enquadra na política da medicina preventiva, técnica utilizada pelos povos do Oriente há séculos. Como professor de artes marciais desde a década de 80, sempre defendo o bem-estar do cidadão. Exercitar-se regularmente diminui o risco de doenças cardiovasculares, evita lesões nas articulações, aumentando a disposição física e psicológica para o dia a dia”, finaliza o vereador.

Daniel Nakajima - Assessor de imprensa - Vereador Sadao Nakai (PSDB-Santos)
Tels: (13) 7811-4708 / ID: 96*54818 / 9785-4904 / 3211-4179 / 3219-3085
Ações do vereador no orkut: perfil: Vereador Sadao Nakai