Vereador pede que Estado cumpra lei

Sede do governo deve ser transferida para Santos no dia do nascimento de José Bonifácio

A partir de um decreto de 2006, que instituiu o Programa Memória de José Bonifácio de Andrade e Silva, o Governo do Estado deveria transferir para Santos, no dia 13 de junho, a sede do governo e despachar durante o dia na Cidade. O ato, porém, não vem acontecendo nos últimos anos, o que levou o vereador professor Reinaldo Martins (PT) a cobrar, na sessão de quinta-feira (dia 24), do governador Geraldo Alckmin que este ano a lei seja cumprida.

“Como o próprio governador Geraldo Alckmin destacou, ainda em 2006, na justificativa do referido diploma legal, esse ato, ao homenagear a cidade-berço do Patriarca, reafirma a necessidade de enaltecer sua memória e assim realçar sua notoriedade, bem como exaltar a luta pela liberdade, pelo livre acesso da comunidade à educação e pela construção do Estado Nacional brasileiro uno e íntegro, sendo assim um exemplo atual para as novas gerações”, enalteceu Reinaldo no requerimento aprovado em plenário.

Memória

Reinaldo teve aprovado também requerimento de voto de congratulações com o Movimento Pró-Memória de José Bonifácio, pelo lançamento, na quarta-feira (dia 23), na sede do jornal A Tribuna, da Campanha pela Comemoração dos 250 anos do nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva, que ocorrerá em 13 de junho de 2013.

Ars Viva

Fundado em 1961, por Gilberto Mendes, Willy Corrêa de Oliveira e Klaus Dieter Wolff, o Madrigal Ars Viva será homenageado pela Câmara Municipal, por iniciativa de Reinaldo, que propôs a entrega de uma placa comemorativa aos seus 50 anos de existência, “todos dedicados ao fomento da composição brasileira contemporânea”, justificou o vereador.

A entrega terá caráter solene e será realizada na Fundação Pinacoteca Benedito Calixto, ainda sem data agendada.

Exposição

Reinaldo informou que desde do dia 21, no Guarujá, está aberta a exposição “Direito à Memória e à Verdade – Ditadura no Brasil”, uma iniciativa da Prefeitura daquele município, em parceira com a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República e o Centro de Direitos Humanos da Baixada Santista “Irmã Dolores”.

São painéis com imagens que vão do culto ecumênico realizado na Catedral da Sé pela morte do jornalista Vladimir Herzog, ao comício da campanha pelas “Diretas Já”. A exposição segue até o dia 30 de abril e pode ser vista das 9 às 22 horas, no campus da Unaerp, à avenida D. Pedro I, 3.300. A entrada é gratuita.

Emendas

Reinaldo apresentou ainda duas emendas ao projeto do Executivo que disciplina o Conselho Municipal de Esportes. O vereador solicita inserção da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Sesc na relação de instituições que compõem o órgão. “A Unifesp não só é importante como tem curso de Educação Física, e o Sesc é uma entidade de múltiplas atividades esportivas.”

Gabinete do vereador professor Reinaldo Martins (PT)
Rua XV de Novembro, 103/109 Sala 20 - Centro Histórico de Santos
(13) 3219-3888 / (13) 3211-4100 ramais 4115 e 4182