Vereador pede homenagem a Paulo Matos

Jornalista e historiador faleceu em julho último

O vereador Manoel Constantino (PMDB) pediu ao prefeito João Paulo Tavares Papa, durante a Sessão da Câmara de segunda-feira, que a Administração dê o nome de Paulo Matos a um logradouro público, de forma a perpetuar a memória do jornalista e historiador, morto em julho último. Constantino leu um breve relato sobre a carreira de Paulo Matos no jornalismo e também como ativista em movimentos sindicais e sociais.

Além de jornalista e historiador, Paulo Matos era também bacharel em Direito e pós-graduado em História. Escreveu vários livros, um dos quais sobre a Casa de Saúde Anchieta, contando a luta para desativação do que chamava de “local de horrores”. Ele também teve destaque no combate à ditadura militar e chegou a ser detido em 1968, aos 16 anos, acusado de tramar um atentado ao governador de São Paulo, Abreu Sodré. Em 1984 foi processado com base na Lei de Segurança Nacional. Nos últimos anos, Paulo Matos atuou como assessor de diversos vereadores na Câmara santista.

Gabinete do Vereador