Vereador luta para implantar crematório municipal

Requerimento foi apresentado durante sessão

O Vereador Arlindo Barros apresentou na Câmara requerimento pedindo que seja constituida uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para estudar nos benefícios e a possibilidade de se viabilizar a implantação de um crematório municipal em Santos. O tema despertou o interesse dos vereadores causando longo debate em plenário. Após os argumentos do vereador Arlindo Barros, autor do requerimento, a CEV foi aprovada.

Segundo o autor, existem vários motivos para que a cidade de Santos implante essa nova forma de prestação do serviço público funerário.

Acrescenta o vereador que “diversos são os problemas que circundam os nossos cemitérios como o alto custo dos enterros, a falta de ossários, falta de espaço físico, o lixo produzido no seu interior, o acúmulo de água nos  vasos de plantas, entre outros problemas."”

A equipe do vereador já possui estudos sobre o tema e, destaca que além de outros benefícios, a implantação do crematório contribuirá, em muito, para a preservação do meio ambiente, saúde pública e melhor qualidade de vida.

Demonstrando a evolução tecnológica, o vereador Arlindo Barros cita à título de curiosidade, que existe, no Crematório Vaticano, em Curitiba, a possibilidade de transformar os restos mortais em diamante por meio de compressão das moléculas de carbono presentes nas cinzas humanas, facultando aos parentes fazer uma jóia para pingente ou anéis. Portanto, barrar a idéia do crematório municipal é andar na contramão da evolução social.