Vereador homenageará escritor santista

Propositura será apresentada em fevereiro

Compartilhe!

3 curtiram

Educador, romancista, crítico literário, jornalista e memorialista, o escritor santista, morto há três anos, Nelson Salasar Marques deverá emprestar seu nome a uma unidade escolar do Município. A justa homenagem é alvo de uma propositura que será apresentada pelo vereador Paulo Gomes Barbosa, líder do PSDB na Câmara de Santos, na primeira sessão ordinária deste ano, após o Carnaval. A idéia foi discutida em reunião, nesta semana, com o prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB), que deu seu aval para a iniciativa.
 
Membro da Academia Santista de Letras, admitido em 1970, Salasar Marques é considerado por especialistas um dos escritores que melhor narraram a história cotidiana de Santos, com especial destaque  para o papel dos bondes na Cidade. Educador por mais de 50 anos, tendo atuado durante 25 anos em escolas públicas, o escritor foi um dos fundadores do Curso de Comércio Exterior da antiga Ceuban, hoje, Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). Foi ainda professor, por mais de 40 anos, do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU), onde ensinava a língua inglesa e ministrava aulas de Literatura Americana.
 
Trajetória - Além de registrar com maestria o dia-a-dia da Cidade, como na trilogia publicada Imagens de um Mundo Submerso, Salasar Marques dedicou-se à elaboração de dezenas de contos, romances, críticas literárias e ensaios, entre eles, o Grande Dobson, romance que foi agraciado com o Prêmio Nacional de Romances do Clube do Livro, em 1977, e os Mortos não são Bem-Vindos, de 1978, que lhe rendeu mais uma honraria: o Prêmio Fernando Chinaglia.
 
Durante 30 anos, exerceu o jornalismo, publicando vários artigos de temas diversos no Jornal A Tribuna, além de narrativas de viagens.
Foi também professor de Francês na Escola da Petrobrás, tendo sido indicado para uma bolsa de estudos em Paris, frequentando curso na renomada Sorbonne, em 1967. Dirigiu a Revista Acadêmica, tendo publicado vários trabalhos, tais como, a Montanha Mágica - de Thomas Mann; Hemingway - A geração perdida e o sentido da vida (Vol. IV); Critíca Literária - Saulo Ramos: Poderosa Vocação Poética (Vol.II); e Narrativas de Viagem - Aconteceu em Salamanca (Vol. III).
 
Informações:
Gabinete do Vereador Paulo Gomes Barbosa (PSDB)
Rua XV de Novembro, 103/109 – Santos – SP. - Tel.: (13) 3219-1848 – 3211-4112