Vereador faz denúncia e questiona médicos

Constantino se manifestou em plenário

1 curtiu

A situação do atendimento médico na rede municipal de saúde voltou a ser abordada na Câmara pelo vereador Manoel Constantino (PMDB), líder do governo, que segunda-feira (dia 19) fez denúncia contra médico do Pronto Socorro da Zona Noroeste e encaminhou um questionário ao prefeito João Paulo Tavares Papa, indagando sobre a situação do corpo de médicos do município.

Constantino começou denunciando o comportamento de um médico do PS da Zona Noroeste, que teria tratado de forma inadequada uma paciente com suspeita de dengue, inclusive negando o uso da maca quando essa pessoa começou a sentir-se mal. Segundo Constantino, uma senhora procurou o Pronto Socorro e, ao ser atendida, informou que suspeitava ter contraído dengue. O médico, então, teria interpelado a paciente de forma grosseira, indagando “quem havia dito que estava com dengue”. Logo em seguida, sentindo que estava começando a passar mal, a senhora informou essa situação e disse que ia desmaiar, ao que o médico teria respondido: “Quem vai desmaiar não avisa”, proibindo-a de se deitar em uma maca. A seguir, mandou-a embora, sem solicitar qualquer exame.

Mostrando indignação, o vereador pediu imediatas providências ao prefeito e ao secretário de Saúde, Odílio Rodrigues Filho, para apuração do fato e, se cabível, instauração de inquérito administrativo.  “Essa é uma atitude que repudiamos. Esse senhor não tem vocação para a medicina. Deveria, isso sim, trabalhar em uma lojinha ou quitanda, enfim, ser expulso do serviço público. Quero ressaltar que não acuso todos os médicos, mas a parcela, cerca de 10%, que não tem compromisso com a saúde”, afirmou.

Perguntas
Em outro requerimento, o líder governista encaminhou várias perguntas ao prefeito, solicitando informações sobre os médicos que atuam no serviço público municipal. Alegando que precisa das informações para embasar estudo que está elaborando, Constantino pediu o prazo regimental, em caráter de urgência, para fornecimento das respostas.
As perguntas encaminhadas ao prefeito Papa são as seguintes:
1)Quantos médicos atuam no serviço público municipal
2)Quantos são concursados e quantos são contratados
3)Quantos médicos por especialidade e quais as especialidades
4)Onde prestam serviços esses médicos, indicando o local, o horário de trabalho e as especialidades à disposição da população.
5)Quantas faltas ocorrem por mês e quais os motivos
6)Qual o número de atendimentos/mês realizados por esses médicos