Vereador Fabião sugere transporte integrado

Proposta é incorporar ao Plano Diretor

Compartilhe!

Curtir

Fabião requereu ao Prefeito a elaboração de um Plano de Transporte Urbano Integrado, a ser incorporado no Plano Diretor de Santos. Para o vereador, não é razoável renovar contratos vultosos com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) sem que os valores dispendidos se convertam em melhorias reais para o trânsito, que piora a olhos vistos.

Fabião lembrou em sua justificativa que a fluidez e a segurança viária são elementos fundamentais da mobilidade urbana, que é uma das funções sociais das cidades. Por isso, antes de mais prédios e veículos particulares, o Poder Público tem que pensar na mobilidade urbana de forma integrada.

Ainda, em seu requerimento, o vereador citou algumas diretrizes que devem ser consideradas na formatação do Plano de Transporte Urbano Integrado:
Prioridade do transporte de propulsão humana em relação aos motorizados e do transporte coletivo em relação ao individual. Desenvolvimento das linhas troncais de transporte coletivo, com os respectivos pontos de parada planejados para o rápido embarque e desembarque de passageiros.

Estímulo ao pedestrianismo. Expansão da malha cicloviária e estacionamentos para bicicletas. Multimodalidade do transporte por bicicletas, com a utilização de cestos para bicicletas nos veículos de transporte coletivo. Rodízio de veículos automotores particulares e estímulo ao transporte solidário, com a implantação de pontos e serviços de aproximação de pessoas interessadas em transporte solidário.