Vereador desaprova posição do Estado

Secretaria de Segurança Pública é questionada

Em resposta a um requerimento do vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) afirmou que a Região Metropolitana da Baixada Santista não tem demanda para a a implementação de uma série de serviços voltados à segurança. A justificativa foi dada em razão de um requerimento de autoria do vereador Banha que solicitava estudos a formação de um Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), a criação uma Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a disponibilização de um helicóptero Águia para atender a região.

O parlamentar não gostou a resposta da secretaria e considerou o documento como uma prova da falta de respeito do governador Alberto Goldman (PSDB) com a população santista. “Oras, e os recentes casos de vandalismo envolvendo até bombas? Como a região ficará em situações como essa? Teremos que esperar o GATE descer a serra para nos atender?”, questionou o vereador, que foi fortemente aplaudido pelos munícipes presentes na sessão desta quinta-feira, dia 11.

“Santos não pode ser mais encarada como uma província. Guardamos um dos maiores portos do mundo e temos uma incrível vocação para o turismo, sem falar do crescimento que teremos com as explorações do pré-sal. Precisamos de mais segurança, pois a cada dia que passa, se distancia o número ideal de policiais em todo Estado. Enquanto isso, a marginalidade cresce, munida de armamento bélico e, até, serviço de inteligência. Ou os governos cumprem o seu papel, ou a população sucumbe nas mãos destes ousados facínoras”, disse Banha.

___________________________________________________________

Deficientes visuais poderão contar com conta em Braille

Os deficientes visuais poderão ter menos dificuldades na hora de conferir as suas contas. Foi aprovado em segunda discussão, durante a sessão da Câmara de Santos desta quinta-feira (11/11), projeto de lei que obriga a impressão de contas de telefone, energia elétrica, gás e água no sistema braile.

De acordo com o autor da propositura, o vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB), a cada dia se faz mais necessário a adaptação de itens básicos do nosso dia a dia. “A maioria dessa gente passa por grandes dificuldades ao receber suas contas de serviços públicos, pois não consegue decifrar aquilo que estão pagando. Trata-se de mais uma prova de que a cada dia se faz mais necessária a adaptação de itens básicos do nosso cotidiano como forma de integrar os deficientes na sociedade, garantindo-lhes a oportunidade de uma vida normal”, disse o parlamentar.

Se o trabalho for aprovado pelo Executivo, para receberem as contas em Braille, os interessados deverão solicitar (mediante cadastro feito pela internet, telefone ou pelos correios) o pedido às empresas concessionárias.

Se a proposta for aprovada, os cegos e as pessoas com visão subnormal deverão solicitar, pela internet, via telefone ou pelo correio, contas impressas em braille. As empresas fornecedoras de água, energia elétrica, telefone e gás terão 60 dias – a partir da data de publicação da lei - para se adequarem.
Para embasar o Projeto de Lei, o vereador se apoiou em dados do Censo 2000. Segundo a pesquisa, o Brasil possui 24,6 milhões de cidadãos com deficiência; ou seja, 14,5% da população brasileira. Desse montante, 14 milhões portam algum tipo de problema visual e 160 mil são cegos. “Essas pessoas precisam ser atendidas e respeitadas. Se este trabalho for sancionado pelo Prefeito Papa, será dado mais um passo para que nossa cidade ganhe pontos quando o assunto é inclusão”.
______________________________________________________________

Assessoria de imprensa do vereador Antônio Carlos Banha (PMDB)
Vitor Gomes
Contatos: (13) 3021-6394; 3219-6419