Durante a sessão da Câmara (no dia 14), o vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB) indicou ao Executivo a implantação do Plano Metropolitano de Saúde. Apesar de a proposta de criação ser no município de Santos, a idéia é abranger as nove cidades que fazem parte da Região Metropolitana da Baixada Santista, da mesma forma como acontece na região de Campinas.
“Com essa medida, haveria a unificação do atendimento e da organização dos serviços médico-hospitalares da região, evitando a sobrecarga dos atendimentos de nossa Cidade, além de acabar com as esperas para vagas em leitos hospitalares via Sistema Único de Saúde, o SUS”, explicou o parlamentar.
Ainda sobre saúde, Banha requereu que a Câmara de Santos questione à Anvisa e à seção de vigilância sanitária municipal quanto à existência de um plano de prevenção à Chikungunya, uma doença originária da Índia, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.
“Apesar de a taxa de mortalidade desse vírus ser baixa em relação à Dengue, em 2006 houve um surto desta moléstia na Índia e não queremos que o mesmo ocorra em nosso País. Em nossa Região, com as altas temperaturas chegam, também, a época de proliferação do mosquito Aedes Aegypti e a disseminação da Dengue, e, possivelmente, desta nova doença”, explicou o parlamentar.
Em sua justificativa, o peemedebista pediu que a Anvisa esteja atenta nas vistorias feitas em navios oriundos da região da Índia, pelo fato de Santos ser o maior porto do País e abrigar grande quantidade de navios. “Tudo para assegurar que ficaremos livres deste nova doença”, defendeu Banha em plenário.
Terceira idade
Atento à qualidade de vida de uma importante parcela da população santista, Banha requereu ao Executivo a realização de estudos sobre as necessidades dos idosos dentro do contexto real do Município.
O parlamentar entende que pelo fato de Santos ser uma cidade de vanguarda, é necessário observar os direitos estatuídos dos idosos. “A população da terceira idade cresceu 51,6% na última década. Santos tem 41.850 pessoas acima dos 69 anos de idade, ou seja , 9,97% da população. É um aumento de 26,6% de idosos; por isso, a Cidade já pode ser considerada a segunda maior no País em percentual de idosos. Então temos que garantir-lhes uma ótima qualidade de vida”.
Assessoria de imprensa do vereador Banha
Jornalista: Vitor Gomes
Contatos: (13) 3021-6394; (13) 2119-6419
www.banha.com.br
http://blogdobanha.blogspot.com/