Vereador defende mais creches na ZN

Mas sem o uso do Fundeb

A verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) deve ser utilizada para o seu fim: valorizar os servidores do setor. Com essa justificativa, o vereador Reinaldo Martins (PT) absteve-se na votação, em primeira discussão, do projeto que remaneja recursos do fundo para a compra de imóveis que abrigarão creches na Zona Noroeste, na sessão de segunda-feira (dia 8 de agosto).

“A questão não é a compra dos imóveis, algo que é justificável, considerando a demanda constante de vagas naquela região. O problema é de onde virá a verba para isso, por se tratar de um fundo para a valorização de pessoal”, disse o parlamentar, criticando a Secretaria de Finanças por não encontrar outra fonte de recursos no Orçamento Municipal para a compra desses imóveis.

Na visão de Reinaldo, “parece que falta boa vontade por parte da Secretaria de Finanças em encontrar uma fonte própria ou qualquer outro dispositivo no Orçamento, achando mais fácil remanejar verbas destinadas ao funcionalismo”, contestou o vereador, lembrando que em 2010 a Secretaria de Educação devolveu verbas ao Fundeb.

“Entendo que quem paga o salário dos profissionais é a Prefeitura. Se ela paga pouco ou muito é outra discussão – e o que todos sabemos é que paga pouco. Mas o dinheiro do Fundeb não é para pagar salário e sim para incrementá-lo, ou seja, para valorizar o funcionário”, lamentou o vereador.

Assessoria do vereador professor Reinaldo Martins (PT)
Praça Tenente Mauro Batista de Miranda nº 1 - 2º andar - Sala 2
(13) 3219-3888 / (13) 3211-4100 ramais 4115 e 4182